14/04/2009

AUTÁRQUICAS : LISBOA


Joaquim Jorge

Sou amigo de Pedro Santana Lopes mas isso não me impede , às vezes de o criticar e outras vezes o apoiar .
Desde que ele disse , e depois foi o escolhido pela PSD para candidato a Lisboa , a politica em Lisboa não foi mais a mesma.
Agora , corre uma petição para unir a esquerda toda . Pelo que me parece o objectivo não é em torno de ideias ou projectos . Reparem , é para impedir que Pedro Santana Lopes volte para a CML , pois teve que interromper o seu mandato para ser Primeiro-Ministro , substituindo Durão Barroso que tinha imposto como condição aceitar ser Presidente da União Europeia - somente se não houvesse eleições antecipadas . Infelizmente Pedro Santana Lopes ficou com a batata quente na mão e ela estourou.
Isto não cabe na cabeça de ninguém...! Em democracia propõe-se projectos ideias e soluções , não se propõe concorrer para evitar outrem de ascender ao poder . A fulanização é mau agouro. Da vez que foi eleito democraticamente e com o voto da maioria dos lisboetas , os senhores desta petição o que dirão perante este facto ?
Depreendo mais uma vez que a força está do lado de Pedro Santana Lopes , tem falado pouco , ainda não apresentou as suas ideias , não tem uma coligação de direita e já fez com que os seus adversários procurem unir-se todos e mesmo assim podem perder.
Se isto não é uma case-study não sei o que é ? O Homem parece uma pastilha de alka-seltzer , por onde passa faz reacção e efervescência. Eu gosto da politica com paixão , emoção e não blasé .
Algumas politicas menos conseguidas mas a maioria bem feitas e com ideias inovadoras. Qual é o problema de os lisboetas serem de novo governados por Pedro Santana Lopes ? Para mim não há problema que estejam a ser governados por António Costa . Mas lembrei-me de uma coisa , António Costa venceu as eleições intercalares de Lisboa mas não contra Pedro Santana Lopes. As coisas desta vez vão ser mais disputadas , emocionantes e imprevisíveis.