10/03/2009

SAÚDE


Joaquim Jorge


Seria importante que o Governo regulamentava-se e houvesse aplicação prática na alimentação . O Governo admite retomar este processo. O que consumimos e o que devíamos consumir . O consumo de sal que deveria ser de 5 gramas por dia é excedido em larga margem ( 10 a 12 gramas / dia) . O açúcar deveríamos consumir em média 20 gramas de açúcar por dia e como sabemos esse valor é largamente ultrapassado. Nas crianças com os doces nos adultos basta tomar três cafés por dia e utilizar o açúcar dos pacotes . Fruta ,o consumo é deficiente assim como de legumes.
Dever-se -ia promover a existência de frutarias e com espaços para consumir sumos , etc. , como existem cafetarias e pastelarias. Os pacotes de açúcar terem menos quantidade de açúcar por exemplo 4 a 6 gramas e não 8 a 10 gramas. Já foi tentado por um Governo mas os consumidores reclamaram , queriam tomar o café " docinho" e não amargo !
A prevenção de doenças começa por uma alimentação equilibrada . Comer é uma necessidade vital . Os erros alimentares são especialmente graves durante a infância e adolescência . Carências nesta fase da vida deixam sequelas , que jamais serão reparadas . Nos adultos também é necessário cuidado , mais ainda com o adiantar da idade. Deve-se comer para viver e não viver para comer.