20/03/2009

LIBERDADE DE IMPRENSA


Joaquim Jorge

A ERC ( entidade reguladora para a Comunicação Social ) emitiu uma nota em que está a analisar várias queixas sobre alegada violação de princípios éticos ou legais por parte do Jornal Nacional transmitido às sextas-feiras e apresentado por Manuela Moura Guedes .
É evidente que o Governo não gosta , não aprecia e não estão habituados , nem preparados , para enfrentar desafios de um jornalismo independente e agressivo.
É evidente que o caso Freeport está a fazer mossa em muita gente , mas o dever do jornalismo é combater a mentira e a corrupção. Examinar em pormenor , honesta e imparcialmente o comportamento dos políticos.
Nos E.U.A. pode-se levar um presidente da República a responder em tribunal como qualquer cidadão e provocar a sua queda ( Watergate ). É óptimo os jornalistas meterem o nariz por todo o lado e investigarem actividades dos políticos de modo a revelarem se são dignos da confiança dos eleitores. Todavia , é importante que isso seja feito de uma maneira honesta , sem falcatruas e sem parcialidade . Não me parece que a TVI , não tenha feito bom jornalismo : responsável , ético , deontológico e com distanciamento .
Agora compreendo que o Governo e os seus membros não gostem e que tentem pressionar ou amordaçar este tipo de informação que não lhes é favorável . Há algum tempo a esta parte Portugal começa a criar pequenos ditadorzinhos e medíocres . A nossa vida democrática e a democracia estão a ficar homofóbicas , misóginas , traidoras , pérfidas , falazes, estultas , imbecis e por vezes estúpidas , obcecadas por regulamentos .