Realizou-se no GaiaHotel sexta-feira com duas salas apinhadas de gente , à volta de 500 pessoa , que se deslocaram para comprarem o livro e darem o seu contributo de apreço a Joaquim Jorge . Esteve presente imensa comunicação social.
A apresentação esteve a cargo de Pedro Santana Lopes que acredita que esta iniciativa que conta com três anos de existência e agora registada em livro «demonstra que no seu seio existe a liberdade e a democracia que devia ser feita em Portugal». Esta representa «uma réstia de motivação para os que não se sentem satisfeitos» onde as discussões são sempre baseadas «na liberdade e dignidade». Santana Lopes acredita que «este é o estilo de debate com que sonharam quando ouviram que estava a chegar a liberdade» e espera que «se um dia destes Joaquim Jorge ocupar algum cargo de poder que o clube não deixe de ser aquilo que é».
O responsável por este projecto fez questão de afirmar que neste momento «escrever um livro é uma banalidade» já que «há mais pessoas a escrever livros do que a lê-los». No entanto Joaquim Jorge considera que «esta foi uma forma de registar o que faço, mas também de chegar às pessoas por outro meio. Até agora chegava pelos debates, blogue, imprensa, rádio, televisão, artigos de opinião». O livro pretende atingir «pessoas que querem pensar e reflectir. O pensamento não tem grau de ensino nem é só para intelectuais». Este trabalho é «uma resenha do que se foi fazendo ao longo dos três anos». O autor afirmou que não «combate pessoas, mas sim ideias e politicas».
Seguidamente usaram da palavra os convidados de honra : Garcia Pereira , Rui Gomes da Silva , Diogo Feyo , Paulo Morais , Álvaro Castello- Branco , José Guilherme Aguiar , Lino Ferreira, Narciso Miranda ,Francisco Ferreira , João Peças Lopes , António Ribeiro , Luís Montenegro e João Lourival. Pelos fundadores do clube Carlos Pereira e em representação da plateia Mário Russo.
Estiveram ainda presentes José Maciel ( Administrador das Águas de Gaia ) , Eduardo Vítor Rodrigues ( líder da concelhia do PS / Gaia ) , Tiago Domingos Silva ( vice na CMM) , Firmino Pereira ( vereador da CMG )
Enviaram missivas por manifesta impossiblidade de estarem presentes mas não querendo deixar de se associar a esta iniciativa : Alberto João Jardim , Luís Filipe Menezes , Ana Gomes , Francisco Louçã ,Isabel Stilwell , Manuel Monteiro , Marco António Costa , Carvalho da Silva , José Marquitos . Todos com palavras de apreço e com votos de continuação.
O livro Clube dos Pensadores cujo autor é Joaquim Jorge tem prefácio de Pedro Santana Lopes , posfácio de Manuel Maria Carrilho e “mesofácio” de Manuel Alegre tem já a 1ªedição esgotada , isto é , adquirida na totalidade pelas editoras como Bertrand , Fnac , etc.
RR