13/02/2009

PS - ELEIÇÕES DIRECTAS


Joaquim Jorge


O partido socialista tem eleições directas hoje e amanhã . José Sócrates não tem adversários daí a sua entronização e de chefe incontestado. Muitos socialistas como Manuel Alegre , António José Seguro , Henrique Neto , etc. , sabem que se concorressem contra José Sócrates que tem na mão o dito aparelho sairiam derrotados.

A questão é que José Sócrates iria utilizar este momento da eleição de delegados e o Congresso em Espinho para relançar a sua imagem à conquista de vitórias nos próximos actos eleitorais : europeias ; legislativas e autárquicas . O Freeport deu-lhe cabo desta estratégia assim como a crise. Está debilitado , acossado e fragilizado. Mas , o poder permite tudo e põe debaixo do tapete quase tudo , assim sendo , mantém-se o proselitismo excessivo em que os escolhidos deveriam ser respeitados e admirados e não temidos . Vai continuar a aplicar -se o principio de Peter em que os militantes socialistas tendem a ser promovidos acima do seu "nível de incompetência" . Os militantes são promovidos por competência para posições hierárquicas superiores. Mais tarde esse processo mantém-se até atingirem um patamar onde já não são competentes e as pessoas mantêm-se nessa posição . Prejudicam a organização ( PS ) e o País.
O que conta é a fidelidade ao chefe a disciplina partidária ( colete de forças ) e o seguidismo . O mérito , a cultura , os conhecimentos e as provas dadas ficam para outra ocasião .