21/02/2009

PATRULHAS


Joaquim Jorge


Em Itália Silvio Berlusconi devido a episódios de violência sexual autorizou rondas de voluntários que patrulham as cidades .
Eu penso que é a total abdicação do Estado de Direito , quem detém o monopólio da segurança é o Estado e das forças da Ordem.
Penso que o privado não se pode substituir ao público nesta área. Todavia o aumento de criminalidade em Itália como em Portugal exige medidas. Por exemplo mais agentes de autoridade nas ruas de dia e de noite com planos definidos de patrulha em zonas de risco. ´Há áreas em que o Governo não pode poupar , esta é uma delas . Dotar de meios humanos e logísticos a polícia . A insegurança grassa no nosso pais e o aumento da criminalidade é significativo.
Todavia cada um de nós pode ser um policia avisando de algo que se passa às autoridades competentes . O pior é que as autoridades ou ignoram ou dizem que não têm meios ou demoram imenso a chegar ao local da ocorrência. E as pessoas pensam que não vale a pena estarem a incomodar-se , só lhes traz chatices e ainda ficam com a sensação de impotência e que não vale a pena...


post citado no JN página 27 de 22/02/2009