20/02/2009

Gostava de perceber...


Gostava de aprender, preciso de saber a razão que justificará o título de hoje, na 1ª pág do maior jornal do País, em letras quase garrafais da notícia "POUPANÇA NO VALOR MAIS ALTO DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS".
Gostava de saber, porque também me surpreende a notícia da pág 23 do mesmo jornal, como é possível a subida em 14% do crédito às empresas em 2008.
Vou tentar explicar as minhas dúvidas:
-entendo o aumento das poupanças, como coisa boa, quando se ganha mais e se percebe que não devemos gastar tudo. É este o caso? Não me parece. Este aumento não será devido ao nível de desconfiança existente e sobretudo à transferência de valores em meios de investimento para depósitos a prazo? Quererá isto dizer que esperamos que o dinheiro se reproduza sozinho? Quererá isto significar que acreditamos piamente que os bancos vão, com toda a honestidade, gerir o nosso dinheiro e resolver, só eles, onde colocar esses valores? Sinceramente, para mim esta boa notícia não passa duma previsão de desgraças maiores, de imobilidade, de desinvestimento, de caminho para o nada. Perguntam-me se eu contribuo para este estado de coisas? Como não sou político e não sei mentir, digo-vos que infelizmente contribuo. Sofro por ver que vou num caminho errado e que não sei, porque não vejo, nem vejo quem me faça ver, qual a decisão que estaria menos mal que esta, que tristeza!!...
- Crédito às empresas? para investimento? Não me parece. Para pagamento de dívidas, aos trabalhadores, ao estado ou outras? Se sim ainda será o menos mal. Onde vão as empresas se estiverem nesta situação e sem verem manter ou aumentar o valor das suas vendas? Acredito que o problema é mais grave, este aumento, se fosse analisado em pormenor,dir-nos-ia decerto que as poucas empresas que ainda têm crédito estão a utilizá-lo para aumentar o nível de poupança dos seus proprietários ou gestores. Isto pode ser malvadez minha mas gostava de saber…


José Carvalho