A legalidade ou ilegalidade por vezes é difusa ,contudo a interferência de uma pessoa de família ( tio ) para ter acesso a uma audiência em Portugal é perfeitamente normal tendo em conta a mania dos senhores da política tornarem-se difíceis e inacessíveis . Qualquer cidadão ou entidade deveria poder marcar uma audiência e obter uma resposta em tempo decente. Os processos da administração pública deveriam ter um tempo concreto de espera , análise , reformulação e de decisão. Uma pessoa de família tem acesso ao telemóvel e à vida privada dessa pessoa. Qualquer um de nós , não pode , nem tem , que responder pelo que faz alguém da sua família .Escutar , uma pessoa seja de família , ou não , não é o mesmo que fazer. Pressões existem em todo o lado , uma coisa é a pressão e tentar pressionar , outra é a realidade... Lobbies , noutros países como os EUA é um dado natural e está definido por lei , aqui é visto como tráfico de influências e corrupção.
Agora , tudo isto do caso Freeport é censurável ou não ? Alteração à ZPE do Tejo a três dias do fim do seu mandato do Governo PS ( redefinição dos limites da Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo) , do qual José Sócrates era Ministro do Ambiente . Aprovou igualmente o terceiro Estudo de Impacto Ambiental , essencial para licenciar a construção naquela área. Outros governos já fizeram coisas parecidas.
Para mim o problema maior é esta investigação vir a reboque de ingleses e não de portugueses . Finalmente a cultura do nosso Primeiro- Ministro que exige imenso aos outros e nem sempre dá o exemplo que deveria dar ( licenciatura ; assinatura de projectos ; etc) . Todavia pôr em causa a sua idoneidade vai um caminho que não me parece correcto e sensato.