Joaquim Jorge
De acordo com a lei, as autárquicas são marcadas pelo Governo e realizam-se entre 22 de Setembro e 14 de Outubro; as legislativas são marcadas pelo Presidente da República e realizam-se entre 14 de Setembro e 14 de Outubro; e as europeias são entre 10 e 13 Junho, igualmente marcadas pelo Presidente da República.
Ou eu me engano muito ou vai haver mais um braço-de ferro entre José Sócrates e Cavaco Silva . José Sócrates com o temor e debilidade pelo esgotamento do seu Governo prefere as legislativas antes das autárquicas . Assim , evitava minimizar uma derrota nas eleições locais , mais que previsíveis e, o evidente efeito de arrasto que poderia ter o eleitorado por uma vitória do PSD e seus opositores.
A minha questão é a seguinte : que antecedência determina a lei na marcação das eleições ? Se se chegar a uma ruptura e não entendimento nas datas , entre Presidente e Primeiro-Ministro. O Governo pode tentar solapadamente a data de 14 de Outubro , o Presidente também pode determinar essa data . O dia da realização das eleições gerais para os órgãos das autarquias locais é marcado por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência. , mas o Presidente da República marca a data das eleições dos deputados à Assembleia da República com a antecedência mínima de 60 dias .
Seria caricato mas possível estas duas eleições serem no mesmo dia . Vamos ver a evolução deste assunto . A simultaneidade de duas eleições tão distintas não é bom para a democracia mas sim para alguns partidos. Eu acho que a data das eleições deveriam ser : 22 de Setembro - eleições autárquicas ; 14 de Outubro - eleições legislativas. Permitindo distender este fluxo de propaganda e evitar confundir e manietar o eleitorado.
Janeiro pág.2
Janeiro pág.2