24/01/2009

DEBATE EM PALAVRAS

Alberto João Jardim defende revisão da Constituição

Perante uma sala cheia do Gaia Hotel e outra em video-conferência estando presentes à volta de 500 pessoas, Alberto João Jardim defendeu que é necessário fazer uma revisão da Constituição portuguesa para se alterar a República. No debate organizado pelo Clube dos Pensadores sobre "A Refundação da República", o presidente do Governo Regional da Madeira defende uma "alteração do sistema político", mas "sempre em Democracia. A situação actual é muito complicada e como país temos que ganhar as próximas décadas".
Alberto João Jardim acusa os dois principais partidos(PS e PSD) de "não falarem na revisão constitucional", muitas vezes "por um situacionismo económico" e pela procura de lugares nos partidos. "Até se vê a descaracterização dos partidos. O que é grave", já que afasta "as pessoas dos partidos".
O líder do PSD Madeira desafiou ainda alguém que "se candidate a Presidente da República e peça uma maioria para pedir um referendo para revisão da Constituição" e que o Poder Local não "pode ter medo das regiões administrativas". Ainda sobre o seu partido, Alberto João Jardim afirmou que vai apoiar Manuela Ferreira Leite, já a líder do PSD lhe garantiu "há dois ou três dias que ia ganhar a José Sócrates".
Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores defendeu a "mudança de atitudes, dos partidos e de actores políticos" para reverter "o descrédito na política. Um bom Governo é aquele que faz bem ao maior número de pessoas e provoca menos mal-estar no menor número de pessoas". Em Portugal existe o "envelhecimento da política. Portugal é uma novela negra".

Presentes na assistência o deputado Luís Montenegro , o candidato independente à CMM Narciso Miranda e passou por lá Marco António Costa vice-presidente da CMG.


Rui Santos