18/12/2008

PEDRO SANTANA LOPES










Joaquim Jorge


Pronto , já está ! Aquilo que se sabia há muito tempo foi oficializado . Começaram as reacções estapafúrdias , quer nos seus rivais quer dentro do seu partido.
Os seus rivais ( António Costa , Sá Fernandes , etc.) compreende-se , estão nervosos e com receio de terem que ir embora . Agora dentro do seu partido ( Pacheco Pereira , Paula Teixeira da Cruz , etc.) não é compreensível , mas é mesmo assim.
Falam , falam , mas recusam- se ir à luta . Esta disputa não é uma brincadeira e será longa , difícil e extenuante . Pedro Santana Lopes é corajoso , firme , enérgico e intrépido.
Saiu do seu mandato da CML , para tapar um buraco aberto pela saída de Durão Barroso para Bruxelas . Tem obra feita , o túnel do Marquês , talvez seja o mais emblemático , de alguém que foi tão criticado e agora dão-lhe razão . Deveriam os seus detractores se fossem educados , fazer mea culpa e pedirem-lhe desculpa. Mas em democracia à portuguesa, a educação é excepção e não regra.
Pedro Santana Lopes é um político que me lembra um electrocardiograma , tem altos ( sístole)e baixos ( diástole) mas está aí para as curvas . Ao contrário de outros politicos , em que o seu electrocardiograma mais parece de um morto , apresentando uma linha contínua e horizontal . A política tem de ser exercida com paixão , ter emoção . Não há nada que não haja oportunidade na vida. Na política está-se para ganhar , não para empatar ou herdar.