31/12/2008

BALANÇO


Isabel Carmo

A umas horas do fim de 2008, e com uma montanha de assuntos que me marcaram durante este ano, tenho de referir uns quantos, que penso que dizem respeito a toda a gente.
A altura é ideal para fazer um balanço dos trezentos e sessenta e cinco dias já passados… Em particular, para mim, foi realmente um ano de (dês) graça, de impaciência e sobretudo de expectativa ante os problemas de saúde com que fui contemplada...
A nível mundial o que nunca seria de pensar, aconteceu: Crise!!!
Crise económica! Quem diria que nos EUA havia uma “Dona Branca” no masculino, como uma tal portuguesa, mas este muito mais sofisticado… e que levou bancos e banqueiros a ficarem “mancos”… E cá?!!! Alguém iria desconfiar da falsidade de certas instituições bancárias que se consideravam “seríssimas”…? Não falando em banqueiros corruptos que até estão presos… só com o que não posso concordar é que desonestos que não vão “dentro”, como aquele célebre ex-dirigente do Benfica, que vive à lorde, em Londres…
Mas tudo isto é nada perante desgraças que a Natureza assina com a sua rubrica muito característica: as cheias que deixam tanta gente desalojada… os sismos que deixam destruição onde já a pobreza impera… Ditadores que inventam impossibilidades para justificarem a sua indiferença ao avanço da cólera, da SIDA e outros males. Pessoas que, como o dirigente do Zimbabwe, que vive na opulência e deixa o seu povo na maior das desgraças e sofrimentos…
No nosso jardim à beira mar plantado, o que por aqui vai, para além da banca? … Partidos com direcção confusa que ainda não definiram bem seu rumo; um surto de gripe que ainda nem está a ser dos piores malefícios… a falta de cidadania e o que vai pela educação é muito mais problemático… sempre há gente muito teimosa… será que não dá para entender que a teimosia pode ser um disfarce de incompetência?
Incrível foi também o que Bento XVI referiu no seu discurso na Cúria, que não resisto em transcrever o excerto da notícia:”O Papa Bento XVI afirmou que «salvar» a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas tropicais, segundo a «Reuters».”E em outro parágrafo ainda li: “O Papa afirmou que os comportamentos que vão além das relações heterossexuais são «a destruição do trabalho de Deus». Aos crentes, gostaria de perguntar quem criou a Natureza… devemos ou não respeitá-la?
No balanço que faço, muito por alto, deste ano em fase final, ainda tenho de incluir um bem – haja às Psicólogas que estão dando apoio psicológico a um grupo de órfãos, vítimas do Tsunami, há quatro anos, na Ásia.
Não seria justo fazer-me esquecida do Clube dos Pensadores e do seu criador – o Biólogo Joaquim Jorge – que tem tido um papel preponderante na abordagem de temas que muitas vezes se fazem esquecidos, por quem de direito, porque o Tabu, ainda é muito acarinhado por cá…
Que entre o 2009, porque o receberemos numa taça de cristal!

frequente no blogue , poetisa e escritora