Daniel Braga
Num projecto de desenvolvimento pessoal e social com o objectivo primordial da construção da cidadania, é necessário definir que sociedade queremos formar no futuro. Daí a importância , quase visceral, do papel da escola na formação dos nossos jovens de hoje, líderes do amanhã. A educação é a base da cidadania pois possibilita que desde muito cedo os jovens enfatizem a importância do respeito pelos valores universais consignados na Declaração Universal dos Direitos do Homem, exigindo-se também a sua compreensão relativamente aos mecanismos geradores de injustiças sociais e ecológicas, pelos quais, em menor ou maior escala, todos somos responsáveis. O ressurgimento de práticas como o racismo e a xenofobia, o aumento da criminalidade, a violência de todo o tipo e a insegurança fazem-nos formular outro tipo de questões: “ Qual o papel da escola , enquanto agente educativo, na sociedade do século XXI? De que forma pode ela contribuir para uma melhor educação, liderança e prática da cidadania?”.
Construir a cidadania na escola significa também educar para os valores universais e reeducá-la para uma nova era nas relações entre educadores e jovens.
O mundo avança a uma velocidade cruzeiro e nesse processo de mudança quase abrupto, são dados sucessivos saltos qualitativos que se traduzem numa mutação continuada no modo de o olhar.
Pensar a cidadania no século XXI pressupõe uma vontade férrea de aceitar e promover mudanças. A prática da cidadania está vinculada ao conceito de democracia e liberdade e comprometida com os direitos e deveres do indivíduo. Não existem cidadãos sem democracia ou democracia sem cidadãos. A democracia é hoje considerada a forma mais legítima do exercício do poder político e o poder político será tanto mais legítimo quando exercido à luz de princípios de liberdade, justiça e respeito de direitos e garantias.
professor , mestre em educação e frequente no blogue
Num projecto de desenvolvimento pessoal e social com o objectivo primordial da construção da cidadania, é necessário definir que sociedade queremos formar no futuro. Daí a importância , quase visceral, do papel da escola na formação dos nossos jovens de hoje, líderes do amanhã. A educação é a base da cidadania pois possibilita que desde muito cedo os jovens enfatizem a importância do respeito pelos valores universais consignados na Declaração Universal dos Direitos do Homem, exigindo-se também a sua compreensão relativamente aos mecanismos geradores de injustiças sociais e ecológicas, pelos quais, em menor ou maior escala, todos somos responsáveis. O ressurgimento de práticas como o racismo e a xenofobia, o aumento da criminalidade, a violência de todo o tipo e a insegurança fazem-nos formular outro tipo de questões: “ Qual o papel da escola , enquanto agente educativo, na sociedade do século XXI? De que forma pode ela contribuir para uma melhor educação, liderança e prática da cidadania?”.
Construir a cidadania na escola significa também educar para os valores universais e reeducá-la para uma nova era nas relações entre educadores e jovens.
O mundo avança a uma velocidade cruzeiro e nesse processo de mudança quase abrupto, são dados sucessivos saltos qualitativos que se traduzem numa mutação continuada no modo de o olhar.
Pensar a cidadania no século XXI pressupõe uma vontade férrea de aceitar e promover mudanças. A prática da cidadania está vinculada ao conceito de democracia e liberdade e comprometida com os direitos e deveres do indivíduo. Não existem cidadãos sem democracia ou democracia sem cidadãos. A democracia é hoje considerada a forma mais legítima do exercício do poder político e o poder político será tanto mais legítimo quando exercido à luz de princípios de liberdade, justiça e respeito de direitos e garantias.
professor , mestre em educação e frequente no blogue