O Norte sempre abandonado e ostracizado. Se esta situação se verificasse perto de Lisboa, por exemplo na linha de Sintra, seria resolvida num ápice.
JOAQUIM JORGE
Dia 22 de Agosto mais um acidente na linha do Tua com consequências trágicas. Antes tinha havido, só este ano, três acidentes, um deles com três mortos. Uma zona que é Património Mundial em que o enquadramento paisagístico exige que se mantenha esta linha, como forma de se ver toda a sua beleza. A UNESCO concedeu em Dezembro de 2001, este título, que não é só para ser utilizado como chamariz e sem estruturas adequadas. Tudo isto passa pela formalização de um pacto de desenvolvimento entre as treze câmaras e os vários ministérios: ambiente, agricultura, economia, cultura, obras públicas, etc.
Mas como sempre não é isso que se verifica. Em vez de se fazer uma constante manutenção e recuperação da linha do Tua, deixa-se laisser faire laisser passer, com um autismo digno do Guiness. As notícias não o desmentem desde relatórios inconclusivos para enganar e tapar o sol com uma peneira. Parafusos tirados das traves que seguram a linha com a maior das facilidades, etc. Como é possível? Há muito tempo que os senhores Presidentes de Câmara desta zona se deveriam unir como tandem em defesa desta região. O nosso Primeiro-Ministro José Sócrates é natural de Vilar de Maçada, concelho de Alijó, distrito de Vila Real deveria ter uma palavra, sobre o que se está a passar , seria muito importante. O Ministro da Cultura deveria também ter algo para dizer em defesa de uma zona que é Património Mundial e região vinícola demarcada mais antiga do mundo, decretada pelo Marquês de Pombal, em 1756. Sendo
também região de tesouros e jóias do património nacional.
Para além destas omissões, o Ministro das Obras Públicas , Mário Lino dá a entender o fecho da linha do Tua, a sua Secretária de Estado Ana Paula Vitorino diz que é para continuar. Em que é que ficamos? Quem manda , o Ministro , ou a Secretária de Estado? O nosso amigo jamais , por este andar ainda se vai tornar no toujours.
O Norte sempre abandonado e ostracizado. Se esta situação se verificasse perto de Lisboa, por exemplo na linha de Sintra, seria resolvida num ápice. Gostava de saber aonde estão os arautos da regionalização no Norte? Que eu saiba esta zona seria parte integrante dessa dita região idealizada. Assim como Lisboa funciona para o resto do país, o Porto funciona para o resto da região norte.
O Norte fala de regionalização mas na prática faz o mesmo em relação a qualquer projecto que não passe pela cidade do Porto. Eles acham que tudo que não emana do seu seio é sempre visto com desconfiança e desvalorizado. Estão mais preocupadas com outras coisas, por exemplo, se vão ou quem vai explorar o Aeroporto Sá Carneiro. Aonde estão as elites?
Depois o Norte fala de regionalização e descentralização em relação a Lisboa mas na prática são tanto ou mais centralizadores na sua própria terra.
O Porto e Gaia deveriam ter uma palavra a dizer pois a rota turística começa e termina aqui. Agora temos o Red Bull Air Force no Douro, é algo mais vistoso e importante! Aonde estão os deputados eleitos por este distrito de Trás-os –Montes ? São paus mandados ? Pois , além disso , estão de férias e não estão para se incomodar . Todos juntos : presidentes de Câmara, deputados, o Norte em peso exijam a manutenção adequada da linha do Tua. Não há dinheiro? Arranje-se, esta linha deve ser uma prioridade nacional. Não há comunicações em determinadas zonas da linha? Arranje-se, não é possível no séc. XXI, era das telecomunicações haver zonas do país incontactáveis. Aonde está o dito governo tecnológico? Os comboios estão superlotados, ponham-se mais carruagens. As pessoas não podem viajar como animais (até estes deveriam muitas vezes ter outras condições).
Deixemo-nos de ser um país de novos-ricos , de betão , preserve-se a nossa História e o que temos de melhor, mas eu já não tenho peneira nos olhos.
Publicado na página 4.