14/08/2008

CÁUCASO

Joaquim Jorge



Esta zona conturbada , voltou a ser noticia pelas piores razões . A Geórgia e o seu presidente Mikhail Saakashvili , num assomo de loucura procuraram neutralizar a Ossétia do Sul como o fizeram na Abkházia.

Porém esqueceram-se do contra -ataque dos russos .Os russos no seu território têm reprimido de uma forma violenta todo o tipo de separatismos . Muito perto dessa zona , a norte , a Tchetchénia que o diga .
Enfim , a realpolitik , na nossa terra ( Rússia ) somos contra separatismos e respeito pelas idiossincrasias dos povos mas logo a seguir ( Geórgia ) , não só fomentamos esse separatismo como vamos em auxilio dele ( Ossétia do Sul ) .
Além da invasão russa , a Geórgia enfrenta também o reacender das hostilidades na calma que existia na Abakházia.Pode ser que a Ossétia do Norte se junte à Ossétia do Sul para formar a Grande Ossétia e depois é que vão ser elas...
Ainda vamos ver a Geórgia unida à Rússia para evitar separatismos dentro do seu território. Presentemente o que conta é o controle da rota do petróleo , o caso do oleoduto BTC e do gasoduto BE , que passa na Geórgia o resto são "pins".