Joaquim Jorge
O nosso blogue e o Clube dos Pensadores são muitas vezes citados e dados como exemplo bons e maus . Fiz uma busca pela Net e fiquei admirado . Claro , que há uma grande maioria , que utiliza os textos do blogue , publicando-os no seu espaço com referências e citações positivas , que eu muito agradeço. Vou citar dois : o blogue Mais Évora ; o blogue O Porto de Leixões - , tem humor e sátira , sendo de longe , o melhor de Matosinhos, os seus autores Eugénio Queirós e Rafael Barbosa , fazem pensar e efervescência política com a sua postura.
Pois , também há quem diga mal : porque não coloco vírgulas no devido lugar ; dou erros gramaticais e ortográficos , extrapolam frases e mudam o sentido do que eu quero dizer ; não gostam dos convidados ; acham que para se ser pensador tem que se ser como Kant , Aristóteles ou Camus ; os debates são inconsequentes ; coloco noticias do clube e artigos meus no blogue por vaidade ; etc.
Como se errar não fosse humano e esses ditos "cujos" fossem alguém a raiar a perfeição! É facílimo e dá muito pouco trabalho ,ter a palavra fácil e a imaginação à medida dos próprios desejos , quer dizer, dos próprios interesses, pessoais ou de grupo. Como diz Manuel Antunes « ao perscrutar os " factores microscópicos" que explicam em grande medida , enquanto atitude mental , o nosso atraso secular , aponta a inveja , o ressentimento e o queixume como factores que obstruem o progresso». O poder psicótico da inveja muitas vezes vence mas é com os fracos e dos fracos não reza a história. pelos menos neste espaço.