01/07/2008

LUSA


Política: Luís Filipe Menezes encerra quinto ciclo do Clube de Pensadores
01 de Julho de 2008, 14:57
Porto, 01 Jul (Lusa) - O anterior líder do PSD e presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, e o jornalista e fundador do Público, Vicente Jorge Silva, encerram segunda-feira em Gaia o quinto ciclo de debates do Clube dos Pensadores.

O tema 'Projecto Político' foi o escolhido para culminar este ciclo, que nos últimos cinco meses, com protagonistas de diferentes quadrantes partidários, discutiu temas da actualidade política.
"Este ano, anterior às eleições, foi escolhido para discutir política e tentar passar algumas mensagens e recomendações", frisou o fundador do Clube, Joaquim Jorge.

Em declarações à Lusa, Joaquim Jorge revelou ter já programado o sexto ciclo de debates que arrancará em Setembro, com a participação de Isabel Stilwell, que será a convidada especial num debate sobre "Pensar no Feminino".

Segue-se em Outubro (dia 18), um encontro em Lisboa com Manuel Maria Carrilho, para falar de um tema ainda não definido mas que deverá ser "uma mistura de política e cultura".

Em "negociação" está, segundo Joaquim Jorge, a participação de Alberto João Jardim num debate que deverá ocorrer em Janeiro de 2009.
A "Refundação da República" deverá ser o tema a abordar pelo líder madeirense, caso se confirme a presença do presidente da Região Autónoma da Madeira.

Para meados de 2009, Joaquim Jorge tem também programado o lançamento do livro "Clube de Pensadores" que terá prefácio de Pedro Santana Lopes.
Na obra será explicada, de "forma simples", como nasceu o clube e com que objectivos.
"Será o registo de todas as actividades organizadas", acrescentou Joaquim Jorge, salientando que o debate de segunda-feira será o 25/o encontro organizado pelo clube, em diferentes áreas.

Com uma média de assistência a rondar as 200 pessoas, Joaquim Jorge, militante do PS, congratula-se com adesão e considera que o segredo consiste em "não falar para as pessoas, mas com as pessoas".

É um clube "multipartidário e transversal", afirmou o responsável, lamentando que em Portugal "os políticos ainda vivam em 'quartéis'".
"O ideal para o país era aproveitar o melhor de cada pessoa, fazendo um 'bloco' por Portugal", frisou.

Na plateia do debate de encerramento do 5/o ciclo, que se realiza no Hotel Holiday Inn, à partir da 21:30, em Gaia, estarão presentes, com direito a intervir, convidados especiais em debates anteriores.
Participam Garcia Pereira (dirigente do MRPP e especialista de Direito no Trabalho), Rui Gomes da Silva (deputado do PSD), Manuel Monteiro (líder do PND), Rui Sá (vereador da CDU na Câmara do Porto), José Leite Pereira (director do JN), José Marquitos (administrador da RTP), Diogo Feyo (líder parlamentar do CDS/PP), Luís Montenegro (deputado do PSD), Manuel Carvalho, (director-adjunto do Público), Narciso Miranda (antigo presidente da Câmara de Matosinhos), João Teixeira Lopes (dirigente do BE) e António Ribeiro (juiz e ex-secretário de estado da Administração Judicial).

No ciclo que agora encerra participaram também, entre outros, Manuel Alegre, Pedro Santana Lopes, Carvalho da Silva e Francisco Louçã.

PM.
Lusa/fim



Veja aqui