06/07/2008

Hábitos dos portugueses


Os hábitos dos portugueses vão ter de mudar ,quer queiram quer não , são sinais dos tempos que infelizmente atingem os bolsos de todos nós. O recente e continuo aumento dos combustíveis tem provocado uma alteração dramática do uso dos transportes pessoais,públicos, e dos nossos hábitos. Ao longo destes últimos meses temos assistido a um aumento significativo da utilização dos transportes públicos por parte dos Portugueses, assim cm uma diminuição significativa do uso do automóvel por parte de muitos, que apenas agora o fazem por extrema necessidade. Já lá vão os tempos que até para ir ao café ali da esquina os "portugas "utilizavam o carro, agora uma boa caminhada até é sinal exercício e forma física. Eu mesmo encarei este movimento altista dos preços das energias, como um alerta para o desperdício de energia que diariamente não dava conta. Comprei sistemas de corte-corrente para os meus equipamentos informáticos de casa e escritório, alterei os sistemas de iluminação, enquadrando ao máximo o estilo com a modernidade, e comecei a sensibilizar as minhas meninas aqui de casa ( desculpem-me as senhoras aqui da comunidade ) que simples gestos fazia-nos poupar muito dinheiro, como por exemplo, aproveitar que as nossas máquinas eram todas digitais e programáveis, para utilizá-las apenas nos horários da Noite, onde o custo era 50% inferior. Quanto aos meus veículos, equipei-os todos com GPS, de forma a proporcionar rotas rápidas e curtas. Posso-vos dizer que por experiência própria, nós tivemos uma redução na factura na ordem dos 35%, não muito é verdade, mas algo que me levou a pensar que há certas crises que até trazem bons contributos á mentalidade e aos hábitos das pessoas. Ora, com isto quero dizer que todos nós temos muito espaço para poupar na energia que gastamos diariamente, basta para isso, alterarmos os nossos hábitos. É óbvio que esta mudança teve um custo inicial, nomeadamente nos equipamentos, no entanto, julgo recuperá-lo facilmente nos próximos tempos. É no poupar que está o ganho, já dizia a minha avó.


António Costa