07/07/2008

DEBATE

foto: Rui Santos



O debate de amanhã , sendo do último do 5ºciclo ,é o25ºdebate feito ao longo destes quase três anos . O ano passado juntamos num jantar esta panóplia de figuras de todos os quadrantes políticos e jornalistas . A política não vive sem jornalismo e o jornalismo também não vive sem política . Estão interligados. Mas o que é importante de realçar é que se chegue a alguma conclusão , daí desta vez vamos aproveitar a sua presença e ouvir o que nos têm para dizer . Debater um «projecto político para Portugal». Questionar a viabilidade de Portugal ? Que país queremos ter ? Qual o papel do Estado ? Que papel pode um país como Portugal ter numa economia global? Fazer grandes obras públicas ou não ?
Deixarmo-nos de sebastianismos endógenos e imitacionismos exógenos e tentar dar a Portugal um caminho próprio e natural. Ter um projecto de um " Estado Preventivo" , no sentido de que a função dos poderes públicos e a razão da política é intervir antes que surjam problemas para prevenir as dificuldades económicas e sociais.
E é com orgulho e muita satisfação que vamos juntar no painel: Luís Filipe Menezes ; Vicente Jorge Silva ;Nassalete Miranda ; Joaquim Jorge . Na plateia : Garcia Pereira ; Rui Gomes da Silva ; Rui Sá ; Paulo Morais ; Luís Montenegro ; José Leite Pereira ; José Marquitos ; Manuel Carvalho ; João Teixeira Lopes ; Narciso Miranda ; António Ribeiro ; Lino Ferreira ; etc.
Mostrarmos que o contraditório não é pecado e que nunca é demais debater e dialogar , argumentando e sugerindo. Combatendo sempre o que diz Harold Pinter « a crescente cultura da supressão da verdade» e a ideia instalada na sociedade portuguesa , «a indiferença ».
E como diz um membro do clube dos pensadores , aqui faz-se descentralização efectiva , pois muito dos convidados são de Lisboa e não é habitual vir-se de Lisboa ao Porto mas sim o contrário .

O debate será feito noutros moldes mas como sempre a plateia terá a primazia. Até lá.