26/06/2008

DIÁRIO ECONÓMICO




Nacional - Sociedade
Encerramento do 5º Ciclo 2008-06-25 20:00


Clube dos Pensadores discute ‘Projecto Político’ com Luís Filipe Menezes

O Clube dos Pensadores anunciou hoje que vai realizar na segunda-feira, dia 7 de Julho, o último debate do 5º ciclo sobre o tema ‘Projecto Político’ que contará com a presença de Luís Filipe Menezes.

Tiago Figueiredo Silva

O debate será realizado em Gaia, no Hotel Holiday Inn, no dia 7 de Julho, com início agendado para as 21h30.

O debate contará com a presença de Luís Filipe Menezes (presidente da Câmara Municipal de Gaia e antigo líder do PSD) e Vicente Jorge Silva (jornalista e fundador do ‘Público’) como convidados especiais; Joaquim Jorge (biólogo e fundador do Clube, que delineou e programou o debate) como convidado permanente; e Nassalete Miranda (jornalista e directora do ‘Janeiro’) como convidado específico.

Na plateia estarão ainda presentes, e com direito a intervir, convidados especiais em debates anteriores como: Garcia Pereira (dirigente do MRPP e especialista de Direito no Trabalho); Rui Gomes da Silva (deputado do PSD), Rui Sá (vereador da CDU na CMP), José Leite Pereira (director do JN); José Marquitos (administrador da RTP); Diogo Feyo (líder parlamentar do CDS/PP); Luís Montenegro (deputado do PSD); Manuel Carvalho (director -adjunto do Público); Narciso Miranda (antigo presidente da CMM); João Teixeira Lopes (dirigente do BE); António Ribeiro (juiz e ex-secretário de estado da administração judicial); e Paulo Pereira (administrador da TVTel).


Ao longo do 5º ciclo de debates do Clube estiveram ainda presentes nomes como Manuel Alegre, Pedro Santana Lopes, Carvalho da Silva, Francisco Louça, entre outros.

“O assunto ‘Projecto Político’ é o culminar deste ciclo dedicado aos debates com temas políticos, com o objectivo de discutir e tentar passar algumas mensagens e recomendações. O ano de 2009, ano de três eleições (europeias, autárquicas e legislativas), torna inaudível tudo que não seja partidos e candidaturas”, adianta Joaquim Jorge em comunicado.


“Neste debate vamos tentar pôr em confronto as várias opiniões, de uma forma não convencional e multipartidária, do que é preciso para ter fé no País e deixar de ser uma novela negra. Se não temos fé na política em que é que vamos ter? Temos que fazer política de outra forma contra o fastio, o pessimismo, a decadência, a falsificação permanente e a clientela. Apontando caminhos e soluções exequíveis”, afirmou o fundador do Clube.

“Necessitamos de uma revolução cultural, de estabelecer novos desejos - menos egoístas e mais colectivos - e fazer com que os cidadãos sejam mobilizados a partir de baixo. É preciso uma catarse séria e abandonar as lógicas de aquartelamento de pequenos feudos em que se entrincheiram. Ter a clarividência de reflectir se faz sentido continuar a fazer política desta forma. A política tem de ser o motor de mudança social”, conclui o responsável.

A planificação do 6º ciclo de debates do Clube dos Pensadores já arrancou e, a 18 de Outubro próximo, será realizado um debate em Lisboa com a presença de Manuel Maria Carrilho. O livro sobre o Clube, com prefácio de Pedro Santana Lopes, continua em andamento e tem apresentação agendada para 2009.



veja aqui