19/05/2008

PIADA JOCOSA



Joaquim Jorge

O
primeiro-ministro José Sócrates mostrou sintomas de febre e foi assistido no Hospital de Santo António, no Porto este sábado passado . Mais tarde , reuniu com militantes socialistas em Braga e teve uma tirada , melhor dizendo , tentou ter piada mas para mim foi jocosa. Ao dizer que se calhar sentiu-se indisposto porventura por ter deixado de fumar...

O seu poder de encaixe nunca foi famoso , mostra que ainda não digeriu ao ser surpreendido com uma notícia do Público denunciando o facto de ter fumado no avião, o que é ilegal. Mais tarde pediu desculpa , também não tinha outra saída.
Piadas deste género ou tiradas acerca de acontecimentos passados , só Pinto da Costa se pode dar ao luxo de o fazer e convenhamos na maioria das vezes com imensa piada. Porém a posição e na posição de José Sócrates , o Mr. Perfect cá do sítio , não o deve fazer e nem lhe fica bem. Mostra que ficou embravecido e que não aceitou bem ser apanhado num acto que para mim é irrelevante mas que ele está a tornar relevante .
Penso que começa a perder o norte mais ainda que vinha de uma viagem de Lima (Peru), onde durante um dia tinha participado na cimeira UE/América Latina e Caraíbas. Assim que chegou a Portugal, partiu para a Figueira da Foz, onde inaugurou o troço final da A-17 (Marinha Grande-Mira). A semana foi ultra atribulada. Na terça-feira chegou a Caracas, Venezuela, para uma visita de três dias.
Ninguém perto dele lhe diz que precisa de descanso e não haverá ninguém que o substitua para falar com militantes ? Ou o PS por culpa dele resume-se a ele próprio ?
Bem , a semana que findou , com as contrariedades económicas e inflacionistas foi das piores da governação mas não nos podemos esquecer que foi líder do PS " sem querer " e tudo se conjugou para ser primeiro-ministro.
Um político e estadista vê-se na adversidade, no desfavorável , no complicado na coisa difícil . E dou-lhe um conselho , se me permite , nâo se vire contra os jornalistas pois eles têm sido a sua retaguarda para a maioria das posições que toma. Eu , por mim , sempre achei desde a primeira hora que governar com uma ampla maioria permite dar-se ao luxo de fazer quase tudo. E percebi rapidamente que nunca gostou do dissenso , ser contrariado e muito menos ser apanhado em flagrante.