20/05/2008

GOVERNO e a ÁGUA

Joaquim Jorge





Afinal o governo não manda nada ao contrário do que se diz para aí , autoritário intransigente e fazer cumprir o que acha bem.

Nos arredondamentos dos telemóveis , estacionamento e portagens a sua aplicação ainda está para acontecer . Nos telemóveis há a ameaça de as operadoras ao perderem muito dinheiro por taxarem ao segundo , imporem uma taxa de activação ,
Agora é com a água ; o governo ao acabar com o custo do aluguer dos contadores , os consumidores não vão pagar menos, porque as autarquias vão utilizar um mecanismo de compensação por perdas de receita que tem o nome de « taxa de disponibilidade«.
Assim , o Governo limpa as mãos e quem tem o ónus da responsabilidade são os autarcas que tem o custo da prestação de serviço incorrido. Não percebo nada disto dá-se com uma mão e tira-se com outra . Portugal no seu melhor. O que está a fazer o governo ? Deve legislar esta medida correcta , em defesa do consumidor e não permitir nuances ou subterfúgios para a contornar. Senão mais valia deixar ficar tudo na mesma! Quem propôs esta alteração da lei , para que saibam , o deputado socialista Renato Sampaio .
Aproveito para perguntar porque é que a contagem da água não é ao mês mas sim de dois em dois meses encarecendo o custo da tarifa da água pois muda de escalão de consumo e paga-se muito mais a partir de x metros cúbicos ?
Em contrapartida ,vamos ver o que acontece com o contador de electricidade e gás. Também vai deixar de se pagar aluguer . Tenho a certeza que vão arranjar maneira de não pagarmos menos . É nisto que os portugueses são os melhores do mundo : a contornar problemas , mudando tudo para que tudo fique na mesma.