Rui Santos : plateia num debate
Este debate é o penúltimo antes de receber Luís Filipe Menezes a 7 de Julho , em Junho não há debates , o Euro 2008 a isso obriga. Este debate com Francisco Louçã é o desfecho da temática Economia que se iniciou com Carvalho da Silva em Abril sobre "Trabalho e Sindicalismo" e agora "Economia e Sociedade".
É o 24º debate , incluído no 5ºciclo de debates. Realiza-se na segunda-feira, dia 5 de Maio, que contará com a presença de Francisco Louçã.O debate será realizado em Gaia, no Hotel Holiday Inn, com início agendado para as 21h30.
No painel estarão:
convidado especial - Francisco Louçã (deputado e coordenador do Bloco de Esquerda)
convidado permanente - Joaquim Jorge (biólogo e fundador do Clube)
convidado específico -Sérgio Coimbra (jornalista e director do jornal MeiaHora)
convidado da sociedade civil - Hercília Oliveira (empresária e membro do Clube)
Estará ainda presente o dirigente do Bloco de Esquerda, João Teixeira Lopes. A plateia como sempre marcará presença , assim o espero, não só , pela divulgação da imprensa como pelo interesse que está a despertar.
A classe média está a desaparecer depois de ter sido durante mais de dois séculos a base da sociedade ocidental. Era uma vez uma classe média com perdas de rendimentos e segurança.
Os novos- ricos que aparecem por toda a parte e ostentam a sua opulência, uma pobreza imprevista, mesmo entre os trabalhadores e os pensionistas.
A Economia já não é nacional mas globalizada. É a sociedade do poder difuso, à espera de ser governada por alguém que saiba definir um novo quadro de eficiência, talvez uma nova dimensão intelectual capaz de reinterpretar os conceitos de progresso e de desenvolvimento É necessário um renovado contrato social entre o Estado e os cidadãos redesenhando o conceito de papel mínimo a atribuir à actividade pública.
Joaquim Jorge