07/04/2008

DEBATE

Rui Santos : foto da plateia num debate
JOAQUIM JORGE


Hoje , mais um debate que está a gerar muita expectativa . A figura em si , Carvalho da Silva , é suficiente para atrair muita gente interessada no que se está a passar no Mundo do Trabalho . A imprensa tem divulgado mais esta iniciativa do Clube dos Pensadores. Os debates do Clube quando vai alguém dita de direita , por norma , os ditos de esquerda raramente aparecem , como agora vai alguém de esquerda a moldura humana vai ser enorme ( vão os de direita e de esquerda).

A discussão entre os sindicatos e o governo sobre o novo Código do Trabalho ; novos desafios do sindicalismo ; direitos e privilégios ; as manifestações que se vão realizar 16 e 17 no Porto e Lisboa ; o preconceito contra os funcionários públicos ; flexisegurança ; análise do último Congresso da CGTP ; será o seu último mandato à frente da confederação de trabalhadores tendo em conta que já lá está há 21 anos? ; até onde irá este governo na exigência de sacrifícios a quem menos tem e pode? ; este governo pratica pouco justiça social e solidariedade ? ; desemprego ; bolsas significativas de pobreza ; que políticas e medidas preconiza ? ; em que pé estão as relações da CGTP com o Governo de Sócrates? .



Estas e outras questões serão abordadas por alguém que é militante do partido comunista , mas que tem levado a CGTP a ter uma posição autónoma , congregando muitos sindicalistas de outros credos políticos, pela sua postura isenta , sempre em defesa dos trabalhadores , tornando esta organização um caso ímpar de influência e capacidade mobilizadora na nossa sociedade e democracia . Sendo escutado atentamente pelas entidades patronais do nosso país , entre elas a CIP.


Tendo em conta a metodologia do clube , além de Carvalho da Silva , estarei eu presente , que modero mas também intervenho . João Luís de Sousa director-adjunto do semanário Vida Económica , sedeado no Porto , como sempre , alguém que representa a sociedade civil e a nossa querida plateia , o engenheiro José Carvalho , membro do clube.
Há tempo para falar e a plateia é privilegiada.


Até já.