10/02/2008

Programa de Rádio "Clube dos Pensadores"




Joaquim Jorge tem um espaço de debate e cidadania na RCM e vai para o ar todas as quartas-feiras entre as 19h e as 20h.

O programa apresentado por Susana Ferreira, o biólogo convidou Edgar Maia Santos, notário e membro do clube, como exemplo, de dar voz à sociedade civil.

Joaquim Jorge, referiu que dois em cada cinco idosos ficam mais de oito horas por dia sozinhos em casa. A vida sedentária e a falta de exercício são um factor de risco para a maioria. Sobre as notícias vindas a lume sobre José Sócrates apraz-me dizer que à gestão de rigor e critérios de excelência, devem-se aplicar a nós próprios, como exemplo de prática.

Foi analisado o artigo de opinião “Sistema político”, publicado no JN, na quarta-feira, sendo citado no jornal Público. Foi em traços gerais o texto redigido e lido para a conferência-debate com Manuel Alegre.

A avaliação dos professores, mostra que este Ministério continua a caminhar no mau caminho. É só trapalhadas e ilegalidades. Foi com os exames, concurso de professores, avaliação dos alunos, gestão das escolas e agora a avaliação dos professores. A pressa é má conselheira. Quando os governantes atacam sistematicamente os sindicatos que são os representantes da classe (neste caso dos professores) dão azo a que se ataque o partido que escolheu essas pessoas para o governo.

Ninguém está acima da avaliação e censura. Quem avalia o Ministério da Educação? E as suas políticas? Podem fazer reformas e exercer políticas contra as pessoas? O diálogo entre professores e Ministério é translúcido e por vezes opaco. A educação deveria ser um desígnio nacional e não estar constantemente a alterar tudo sem fazer um balanço das leis anteriores incrementadas. O amadurecimento das leis e a sua exequibilidade é fundamental em política. Mas não, cada ministro quer mudar tudo quando lá chega…

Os governantes que ponham os olhos numa recente sondagem Gallup a nível mundial, e também em Portugal, mostra que os professores são a classe em quem os portugueses mais confiam e ao contrário os responsáveis políticos são aqueles que merecem menos confiança.

Corrija-se o que está errado, mordomias e as injustiças, e a tranquilidade voltará, reformar não é sinónimo de melhorar, porque a classe docente compreende os sacrifícios se forem distribuídos por todos. O seu único defeito é serem 150.000!

Susana Ferreira leu todos os comentários realizados em http://clubedospensadores.blogspot.com. Colocou em linha, via telefone (229381756), os participantes, com Joaquim Jorge tornando o debate enriquecido com os seus pontos de vista e perspectivas da política nacional e local

Rubrica Blogues - Em linha José Carreira do blogue« Cegueira Lusa» em Viseu , para fazer um balanço desta rubrica e do que vamos fazer daqui para a frente.

Rubrica ideias K – Maria Teresa Goulão não conseguiu entrar via telefone pois eram muitas pessoas a querer participar , mas diria : “Portugal está a ficar sem cor e sem vitalidade. Perigosamente amorfo ao mesmo tempo que perigosamente indignado com tantos episódios que nos mostram uma sociedade que esta a ficar dividida entre ricos e pobres. Portugal está a ficar com um clima intolerável aqueles que não são yes man. Leiam a politica de Aristóteles. Esta lá tudo.”

O programa teve música de fundo de «Maxwell» do álbum « Unplugged » .
Pode seguir o programa via net
www.rcmatosinhos.com ou na frequência 91.0 .




Clique aqui

Clube dos Pensadores