29/02/2008

Programa "Clube dos Pensadores"


Joaquim Jorge tem um espaço de debate e cidadania na RNTV e RCM.


Televisão: sexta-feira pelas 22h, repete no fim-de-semana
Rádio: quarta-feira 19-20h


TV – canal da Tvtel

Estiveram presentes dois membros em representação da sociedade civil para debater , Luís Gourgel Silva , gestor e Maria Manuel , advogada.
Joaquim Jorge salientou que a função da política é procurar , no dia-a-dia , o bem-estar dos cidadãos. Não podemos continuar a fingir que podemos continuar a tomar decisões sem saber o que as pessoas pensam delas , sem envolvê-las nelas. A política tem que ser mais transparente e aberta. A política atravessa uma série crise de confiança . Os cidadãos deixaram de acreditar , pelo menos em parte , na sua utilidade. É necessário fazer ver que a política é necessária , mas existe para resolver os problemas concretos das pessoas e que muitos problemas só se resolvem mudando o contexto em que se fazem ( os políticos) as coisas . Tem que se envolver as pessoas com mais debate e diálogo . As reformas , mudanças e modernização deveriam ter como objectivo servir as pessoas , infelizmente acaba por se virar contra elas.

Rádio – 91.0

Apresentado por Susana Ferreira, o biólogo convidou Paulo Soares , comandante de avião e membro do clube.
A educação nunca foi um desígnio nacional . Qualquer Ministro quando chega ao Ministério quer mudar tudo e deixar a sua marca. Deveria sim criar pontes e não paredes. Quando a relação entre duas pessoas de bem (Ministério e Professores), está constantemente a ir o tribunal e aí se resolve, algo está mal! Em vez de se discutir os problemas da educação, discute-se problemas processuais, providências cautelares e outros. As aulas de substituição são a prova real que o Ministério apregoa o cumprimento da lei e não a cumpre. É vergonhoso ter que se esperar pelos tribunais, fazendo ouvidos de marcador dos direitos dos professores e de qualquer funcionário público. É a classe mais espezinhada nesta legislatura. Reformar não é sinónimo de melhorar e o que se está a fazer está a ser bem feito. Protestar não é sinónimo de perder privilégios mas sim, que se faça justiça. Não se pode alterar tudo de uma vez. A pressa é má conselheira. O governo ou arreia caminho ou será o precipício.
Susana Ferreira leu todos os comentários realizados em
http://clubedospensadores.blogspot.com . Colocou em linha, via telefone (229381756), os participantes, com Joaquim Jorge tornando o debate enriquecido com os seus pontos de vista e perspectivas da política nacional e local
Rubrica Blogues - deu a conhecer o blogue Relações Internacionais da autora Ana Cristina
Rubrica ideias K – Maria Teresa Goulão . Não houve por problemas de saúde.

O programa teve música de fundo de «Michael Jackson» do álbum «Thriller».
Pode seguir o programa via net
www.rcmatosinhos.com ou na frequência 91.0 .

Clube dos Pensadores

Veja aqui