Veja aqui http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=347&id=17153&idSeccao=2858&Action=noticia
Joaquim Jorge tem um espaço de debate e cidadania na RCM e vai para o ar todas as quartas-feiras entre as 19h e as 20h.
O programa apresentado por Susana Ferreira, o biólogo convidou Jorge Mota , médico e membro do clube , como exemplo , de dar voz à sociedade civil.
Jorge Mota falou do desmembramento do SNS .
Joaquim Jorge alertou para a necessidade de as políticas ( fecho dos blocos de parto , atendimento nocturno nos centros de saúde ou das urgências hospitalares ), serem explicadas aos cidadãos pois estes sofrem na pele estes constrangimentos desta “política de economia” em vez de “ política de cidadania” . Não entendem as reformas da saúde .
Os dois anos de Cavaco e Silva , mostraram que no primeiro ano , esteve mais low profile mas no segundo ano está mais interventivo com os sucessivos vetos e pedido de fiscalização de leis no Tribunal Constitucional como a lei dos vínculos , carreiras e remunerações na Administração Pública. Traçou um retrato de um país em crise e foi o eco do que preocupa o país , adoptando , as críticas que se ouvem na “rua” insistentemente.
O Tribunal Administrativo do Porto anulou a colocação de 60 funcionários públicos no regime de mobilidade especial . O que o Governo deveria fazer era alterar a legislação permitindo que os funcionários que estão a mais poderem negociar por mútuo acordo a sua rescisão com uma indemnização como acontece nas empresas privadas. Na Função Pública um funcionário de nomeação definitiva não pode ser despedido mas pode ir para um regime em que passa a receber só 66% do seu salário . Sendo desumano e inaceitável estar-se a correr com as pessoas.
Os cortes e as poupanças é sempre para os mais fracos ou que não podem fazer valer os seus direitos . Todavia os cargos públicos tem excelentes remunerações , despesas diversas , cartões de créditos e carros! Para não falar de algumas reformas perfeitamente inadmissíveis para a maioria da população portuguesa. A falta de cultura de exemplo e prática é acompanhada por uma inflação verbal e comportamental.
Susana Ferreira leu todos os comentários realizados em clubedospensadores.blogspot.com. Colocou em linha, via telefone (229381756), os participantes, com Joaquim Jorge tornando o debate enriquecido com os seus pontos de vista e perspectivas da política nacional e local
Rubrica Blogues – deu a conhecer o blogue «Palavrejar» e o seu autor Marcos Santos.
Rubrica ideias K – Maria Teresa Goulão, em Lisboa, recomendou o livro lançado esta terça feira, "O comentário político e a política do comentário" de Rita Figueiras, Edições Paulus (http://www.paulus.pt/). “Nesta obra analisa-se a qualidade do debate que se trava nas colunas de opinião sobre a política portuguesa, considerando-se que a agenda dos comentadores e a forma como escrevem sobre os temas públicos".
E quando nas eleições os partidos que aprovaram a lei eleitoral das autarquias falarem de cidadania e apelarem á sociedade civil, espero que saibamos perceber que, nos momentos em que é preciso desapego ao poder e mudança, os partidos são mais do mesmo. Esta Lei é um sinal e temos que a ver também como isso: os partidos de poder perceberam o perigo que vem dos independentes. E conseguiram pela via administrativa, mudando a lei, o que não estão a conseguir fazer pela sua actividade quotidinana: conquistar eleitores.
O programa teve música de «Surface» do álbum « The Best of Surface… A Nice Time 4 Lovin`»
Pode seguir o programa via net www.rcmatosinhos.com ou na frequência 91.0 .
Clube dos Pensadores
25/01/2008
Programa de Rádio "Clube dos Pensadores"
Joaquim Jorge , referiu que existem muitas queixas contra a ASAE , que relatam desproporção na aplicação da lei. Acrescentou que espera que Carvalho da Silva seja reeleito para a direcção da CGTP , após o seu congresso.