24/12/2007

NATAL




JOAQUIM JORGE


O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa - Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.
A origem do termo do latim 'natális', derivada do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', significando nascer, ser posto no mundo. Como adjectivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém .

Os primeiros testemunhos indicam datas muito variadas, e o primeiro testemunho directo que afirma que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de Dezembro é de Sexto Júlio Africano, no ano 221.
A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo
Papa Libério, no ano 354 d.c..
Depois de muito tempo celebrando o Natal como o nascimento de Jesus Cristo, há não muito tempo o Natal surgiu como forma de aquecer o mercado consumidor num período que não havia muitas vendas, devido as festas de final de ano (hemisfério norte) ou pelas férias (hemisfério sul). Desta forma a celebração do Natal está surgindo como mais uma ferramentas de marketing, e por este motivo o foco na celebração, na festa da família e do encontro dos amigos, faz com que pessoas solitárias ou que recentemente sofreram perdas possuem uma tendência mais forte para ficarem em depressão durante o Natal.
Isso aumenta a demanda por serviços de apoio psicológico durante o período. Se não bastasse, muitos acidentes rodoviários devidos a motoristas alcoolizados, a excessos de velocidade e a manobras perigosas ceifam vidas desnecessariamente.

Nos países predominantemente cristãos, o Natal tornou-se o feriado mais rentável para estabelecimentos comerciais e também é celebrado como feriado secundário em países onde cristãos são minoria. É altamente caracterizado pela troca de presentes entre família e amigos, Hoje, como dito anteriormente, o Natal está sendo uma forma de comercialização no período. Até mesmo em países não cristãos, como o Japão, a China e alguns países islâmicos, o Natal é celebrado mais como uma data comercial do que religiosa.
Os símbolos de natal mais utilizados são : árvore de natal; presépio e decorações natalícias – de casas, edifícios, elementos estáticos, como postes, pontes e árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o Natal, como, por exemplo, as luzes de natal e guirlandas.

Para mim o Natal é todos os dias , ligo durante todo o ano aos meus amigos e de quem mais gosto. Lembro-me deles e procuro manter a chama da ligação. Muitas vezes eles não percebem a minha forma de ser e estar , considerando-me um chato. Dizendo que estão ocupados e em reunião ( nova moda de business man ) . Esquecendo-se que o gesto da lembrança deverá ser retribuído logo que possam e sem esquecimento. Esta época é uma perfeita hipocrisia , em que muitos me enviam sms ( que forma fria de comunicar ) e esquecem que eu vivi ou sobrevivi ,os outros 364 dias . Uma coisa porém tem de bom , dá para esta malta se lembrar uma vez de alguém , nem que seja porque todos o fazem...

O acto de contactar os outros , sempre ,independentemente do Natal ,mas quando nos lembramos sem constrangimentos deveria ser regra e não excepção.

Prendas dou ao sabor do meu bel-prazer e não nesta época em que as filas são por demais e os preços inflacionados. Isso não quer dizer que não goste de oferecer presentes, mas recuso-me entrar nesta espiral infernal e imitacionista.

Para finalizar ,para mim, a minha família é quem me quer bem , com quem me sinto bem e não somente laços sanguíneos ou de parentesco. Eu compreendo que muitos dá-lhes jeito, pois tem algo para herdar e interesses...