Joaquim Jorge
Professores e direito à manifestação
Sócrates não está habituado a ter opositores à altura . Mário Nogueira antigo presidente do SPRC ( sindicato de professores da Região Centro ), agora presidente da FENPROF é de «gancho », tem-lhe dado «água pela barba» .
Sócrates , detesta contestação, mas não é de agora, assemelha-se a um eucalipto em que procura secar tudo que está à sua volta .
Assim tem acontecido no seu partido e no Governo . Se bem se lembram o primeiro a sair passado uns tempos do Governo tomar posse foi o ministro da Finanças Campos e Cunha ( divergências políticas ) e logo a seguir o director da PJ, Santos Cabral,por dizer aquilo que todos sabemos ,que não existem meios para combater o crime.
O Governo só não está em conflito com o Presidente da República , porque anda a reboque das suas declarações .
No 5 de Outubro , relativamente aos professores e à educação , afirmou que o discurso do presidente ia na linha do governo, mas logo a seguir tem atitudes pidescas tentando desmobilizar uma manifestação de professores e não ficando por aí , entrou na delegação do Sindicato levando material destinado a uma acção de protesto que hoje se vai realizar.
Algum problema existe quando alguém se dá mal com toda a gente , como diz o povo «o defeito ou é do rabo ou é das calças». Porque é que o Governo não muda de atitude ? Assim o fez na OTA , ao fim de uma berraria infernal de tudo e todos. Se as pessoas , protestam e reclamam não é só porque vão perder regalias ou benesses como fazem crer .
Muitas delas tem razão de ser e devem ser escutadas atentamente. Eu admiro, ainda tanta gente manifestar-se ,não tendo medo das represálias , ameaças e atitudes intimidatórias .
Os professores cada vez mais se assemelham aos Lusitanos comandados por Viriato, na resistência aos Romanos que aproveitavam as montanhas , desfiladeiros e outros acidentes naturais para montar armadilhas e emboscadas . A táctica é com astúcia , coragem e inteligência não se calaram e chamarem sempre à atenção do que se passa.
A vitória resulta do que defendemos que está certo. Essa é a vitória . ( Hoje voltou a ser vaiado contra sua vontade , na sua própria terra )
O Governo incita ao acto de reprimir e depois quem paga são as hierarquias intermédias ( PSP da Covilhã) . E o ministro da Administração Interna ? E o Primeiro-Ministro ? Pois ,não é nada com eles são uns santos...
Já aconteceu com as juntas médicas,o caso Charrua da DREN, na licenciatura de Sócrates o blogue portugalprofundo , etc ,etc.
A incontestação leva à intimidação. Não me venham com o anátema do cumprimento da lei , o Ministério da Educação , é a instituição pública em Portugal que não cumpre as leis que cria ( exames , concurso de professores, etc ) , sendo condenado continuamente nos tribunais e nada acontece , sem consequências como nada se tivesse passado , assobiando para o ar . Só em Portugal!
Tema sugerido pela minha amiga professora
e membro do clube , Nair - eu assim o fiz com muito gosto.