20/10/2007

DIÁRIO ECONÓMICO


Nacional - Sociedade

Sociedade 2007-10-19 20:37

Clube dos Pensadores realiza debate com Paulo Portas

O Clube dos Pensadores anunciou hoje que vai realizar na segunda-feira, dia 29 de Outubro, um debate sobre o tema ‘Uma ideia para Portugal – o papel da oposição em democracia’ e que contará com a presença do convidado especial Paulo Portas, bem como, do fundador do Clube, Joaquim Jorge, que delineou e programou o debate.

Tiago Figueiredo Silva

De acordo com o comunicado hoje emitido, o Clube adianta que o debate será realizado em Gaia, no Hotel Holiday Inn, no dia 29 de Outubro, com início agendado para as 21h30.

O debate contará com o líder do Partido Popular e antigo Ministro de Estado e da Defesa, Paulo Portas, do biólogo e fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, do jornalista e coordenador da SIC, Pedro Cruz, e o empresário e membro do Clube, Mário Aguiar.

Estarão igualmente presentes o líder parlamentar do PP, Diogo Feyo, o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Álvaro Castello-Branco, o vereador da CMG, Mário Fontemanha, e membros do clube e convidados de debates anteriores.


Ideia para Portugal

“É necessário saber que caminho Portugal quer trilhar, a vontade de mudar para melhor através de uma visão, que país queremos ter? A questão central para a qual procuramos resposta é como desenvolver Portugal sem perder a dimensão social (justiça , saúde , educação ,ambiente , habitação, etc.) necessária para sustentar uma sociedade mais justa e equilibrada que aquela que até agora vivemos, e aumentar ao mesmo tempo o número de oportunidades oferecidas aos seus cidadãos em termos de possibilidade de iniciativas pessoais na esfera de negócios, cultura, inovação e investigação”, considera o fundador do Clube.

“Reformar é uma atitude de curto prazo, é preciso sim inovar, pensar no longo prazo para depois voltar à prática no curto prazo. Mas uma sociedade é um todo e Portugal só se pode desenvolver se for capaz de mobilizar a maioria da população”, adianta Joaquim Jorge no documento.

Papel da Oposição

O fundador do Clube dos Pensadores considera ainda ser “importante ter uma oposição a funcionar, com críticas consistentes e propostas exequíveis. A oposição não existe apenas para protestar, existe também para vigiar a acção do executivo, questionar as suas opções e apresentar alternativas”.

“Não chega dizer mal por dizer. Exige-se ideias claras e convicções fortes mostrando competência e rigor. Desmontando a falácia e a cosmética. Em suma, uma coisa é a realidade que o governo pretende fazer crer na sua imensa complexidade, outra bem diferente é a nossa perspectiva, do comum cidadão. O filósofo Ortega e Gasset ilustra muito bem este conceito de ‘perspectivismo’ e ponto de vista. No fundo ser o eco no que preocupa o país”, conclui Joaquim Jorge.



Se desejar ver basta clicar aqui.

Informo também que figuramos na primeira página no ÚLTIMA HORA.