19/10/2007

CONTROLO BIOMÉTRICO

Joaquim Jorge



Médicos

Afinal Sócrates também é populista segundo a ex-ministra Manuela Arcanjo . Dizia ela que não faz sentido o sistema biométrico de controlo de assiduidade através da impressão digital – que os hospitais e centros de saúde estão a adoptar para substituir o livro de ponto . Eu até não simpatizo muito com a classe médica , julgam-se uma casta superior e tem a mania que são "doutores".

Todavia esta ideia injusta e absurda pensar -se que todos são prevaricadores e que assim aumenta a produção automaticamente . Como o número de horas fosse directamente proporcional ao acréscimo de produtividade médica. O governo parte do princípio que existem grande número de médicos que se ausentam do serviço indevidamente.

Esta ideia de prevaricação generalizada, faz-me lembrar ,quando eu tinha a minha Honda CBR1100 , exigiam que eu pagasse antes na estação de serviço, e só depois mete-se a gasolina. Eu recusava-me ,pois nunca o fiz - meter gasolina e não pagar. Não aceitando que duvidassem de mim, por uns tantos energúmenos o fazerem.

Esta sociedade não pode ser moldada por uma minoria de prevaricadores e controleiros a bem não sei de quê. Qual quer dia controlam as nossa horas de sono , de lazer e de pensar. Liberdade implica responsabilidade. Este controlo, que pode ser falseado por um dedo de silicone é inadmissível num estado livre, responsável e dos direitos individuais. Quem prevarica deve ser penalizado, quem cumpre não.

E já agora porque é que para os governantes não existe controlo biométrico? Dando o exemplo como forma de aplicação e controlo para todos. Ou só se pode controlar o governo de 4 em 4 anos? Os governantes devem prestar contas todos os dias para isso estão a exercer um serviço público para todos os cidadãos .

Pois! Quando lá chegam têm lapsos de memória...