04/07/2007

Jantar de balanço do Clube dos Pensadores


Isabel Carmo

Às vezes começamos a escrever, como se caminhássemos por uma longa estrada - nada além daquela curva, bem distante na paisagem. Depois, vamos caminhando, passo a passo e vão surgindo outra e outra curva… e temos um povoado ao fundo do vale… eu peguei nas palavras e não vi nada mais do que linhas em branco, para preencher e fui olhando em volta, li aqui e ali e cheguei ao blog do Clube dos Pensadores (há duas semanas que não passava pelo canto mais mediático de que tenho conhecimento). É mesmo disso que vou falar! Decidi.

Pois bem, uma vez que se vai fazer balanço do que se pensa, ou melhor, do que se pensou, tudo o que disser não vai influenciar (na nota), porque o que se vai pôr em causa é o passado e o passado tem sido um desenrolar de eventos e de escritos com muito valor e cheios de “dicas” para quem queira melhorar a sua forma de ser e estar, perante certas situações (algumas mais políticas do que outras).

Contacto com algumas pessoas que, por razões cuja razão agora não interessa, lêem o Blog Clube dos Pensadores, como quem lê o primeiro jornal matutino e como tal, estão sempre na onda de tudo o que se lá diz… e tenho mesmo de dizer, faz parte do diz que disse, mas vou mesmo “desembuchar”: todos gostam muito deste Clube!

Mas não é tudo. Há dias, numa “conversinha” muito informal, no corredor central do 747 que nos levava para Edimburgo, dizia-me alguém que o fundador do Clube devia ser prof. de português e não Biólogo, porque sabia muito bem encadear o desenvolvimento dos textos apresentados e sabia muito bem o que queria transmitir a quem os lesse. Palavra que gostei! Fiquei vaidosa (afinal também sou do grupo), porque não era só eu a ter aquela opinião e sem favor.

Mas eu tenho ainda mais para dizer: na verdade, sempre que dou o endereço do Clube para que me falem do que leram, há sempre uma opinião muito positiva. Há sempre uma observação muito interessante – “qual é o vosso Partido?” Mas isso é que é interessante, não estamos a fazer de “partido” nem tomamos “partido”, opinamos, criticamos com possível opinião ou sugestão e o Clube dá voz a todos e ouve todos, indistintamente. No fundo, para se ser eficiente, tem de se interagir com todos, porque todos têm o lado positivo e o lado negativo e dessa forma tem sido possível apoiar na correcção das “curvas acentuadas”, com a opinião que cada qual tem para as corrigir.

O Clube dos Pensadores é mais do que um Blog, é mais do que debates ao vivo, que programas de rádio, o Clube dos Pensadores é um grupo de pessoas com boa vontade a tentar mostrar que se pensa e com coragem se divulga o que se pensa. Bem-haja!

Assim, ao cabo dos três ciclos de debates realizados, abordando diferentes temas, o Clube leva a efeito um jantar convívio, a fim de fazer um balanço de actividades e apreciar até que ponto estão alcançados os seus objectivos.


licenciada letras, poetisa, bloguista e membro do clube