09/05/2007






Futebol - Nacional

185 mil espectadores na última jornada

DADOS DA BWIN LIGA E LIGA VITALIS


Hermínio Loureiro disse ontem, em Gaia, num debate do "Clube dos Pensadores", que não descansará enquanto a arbitragem portuguesa não for profissional. "Os árbitro não podem treinar bem não sendo profissionais", defendeu. O presidente da Liga manifestou ainda a sua satisfação pelo facto de a última ronda da Bwin Liga e da Liga Vitalis ter juntado 185 mil espectadores em 16 estádios (média de 11.562 espectadores por jogo), revelando ainda números de um estudo que coloca Portugal no 2.º lugar da Europa na relação entre população/n.º de espectadores de futebol. "Só somos batidos pela Holanda", afirmou, relevando ainda os 300.624 espectadores que assistiram às treze primeiras jornadas da Liga Vitális, em contraste com os 176.925 de igual período na 1.ª volta.

O líder da Liga mostrou-se também convicto de que o regulamento da Taça da Liga será aprovado em assembleia geral da FPF marcada para Maio e que a competição começará em Agosto, com a final a ser disputada na Páscoa de 2008. No debate realizado num hotel de Gaia estiveram presentes ainda Drulovic, Semedo, Ricardo Costa e o jornalista Carlos Daniel. O “capitão” do FC Porto preferiu responder a perguntas que desenvolver qualquer tese, enquanto Drulovic lamentou o que se passa nos escalões inferiores do nosso futebol, onde muitos jogadores têm salários em atraso.

Num debate moderado por Joaquim Jorge, deu ainda para ouvir Hermínio Loureiro afirmar que as finanças dos clubes portugueses “não estão boas”, mas “não podemos enterrar a cabeça na areia”. Quanto a Ricardo Costa, lamentou tacitamente que os clubes não deixem sequer os artistas da bola promover os jogos que disputam. "Há um regulamento para cumprir...", quase se desculpou o defesa-central.


Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS Data: Terca-feira, 8 Maio de 2007 - 15:46