06/06/2007

Gaia é obra


Luis Gourgel Silva

Gaia é obra, será assim o próximo debate realizado pelo Clube dos Pensadores, sobre o "O Paradigma da Gestão Autárquica - Gaia um laboratório de ideias com aplicação no país", com a presença de Luís Filipe Menezes.

Numa altura em que os cidadãos tecem duras críticas ao desempenho dos políticos (vejam o que aconteceu em Lisboa), e quando se verifica que nas propostas dos candidatos eleitos nas ultimas eleições autárquicas, não houve uma única ideia nova, Luís Filipe Menezes irá demonstrar como se fazem omeletas sem ovos, basta comparar Gaia e Porto.

O 'dolce fare niente', o super investimento em betão e asfalto solução para tudo (mais rotunda, menos rotunda, mais prédio menos prédio), a falta de qualificação do espaço público em detrimento do espaço privado e a confusão que se verifica nos projectos de construção (pois mudam-se os objectivos iniciais, ultrapassam-se orçamentos, põem-se providências cautelares a torto e a direito, enfim...).

No fundo, sobram aos autarcas os Planos Director Municipal, que são a última instância que ainda resta de planeamento efectivo, mas não acham que é necessário mais... Muito mais.

Como é diferente Luis Filipe Menezes, por isso será bom ouvir de onde vem tanta criatividade.