01/05/2007

Crónica de Genebra


Nelson Magalhães Fernandes.

“ Apresentação”.

A Drª. Maria de Belém Roseira, a discursar na Assembleia da República e O menino Jesus de Nazaré no Templo, em Jerusalém, entre os" Doutores ".


Não era a primeira vez que me mantinha silencioso a escutar os discursos por V. Ex.ª pronunciados. No passado dia 25 de Abril, quando V. Ex.ª começou a discursar foi o que fiz. Escutá-la em silêncio...!
E se estou aqui a escrever esta crónica é pelo facto de que fiquei estupefacto com o que ouvi. Não é porque não tenha apreciado o seu Discurso tipo dicionário de citações...! não,... não,...!
A questão é: Vossa Excelência Senhora Doutora Maria de Belém Roseira estava a falar para quem...?
Então diga-nos cá, (aos portugueses ), o 25 de Abril não foi feito para Libertar o analfabeto, desgraçadinho e oprimido Povo Português do Jugo da Ditadura...???
Será que nestes 33 anos, ( Idade com que O Cristo foi Crucificado ) de Liberdade, Democracia e Literacia o Povo Português está á altura de saber de quem V. Ex.ª estava a falar...!
Se está, os meus parabéns...! Bravo...! Bravíssimo...!
KANT...! Was ist das...?
ADAM SMITH …! Who was he…?
CONDORCET …! C’étais qui…?

Permita V. Ex.ª que lhe diga o seguinte: A ajuizar pelo que dizem aí, do que anda por aí, de Diplomas Falsos, ou seja comprados, sem ter sido preciso estudar para os obter, não me admiraria nada se o único que estava dentro do Palácio de S. Bento no Anfiteatro da A.R. com Cultura para compreender o Seu Digníssimo Discurso fosse o Cidadão que começou a gritar lá no alto das Galerias quando Vossa Ex.ª terminou...!
E se o Seu Discurso foi para dar a impressão que no seio da Classe Reinante existe Gente de muita Cultura, falhou redondamente. Sabe Porquê...?
Porque a Cultura é como a Alma, cada um tem a sua...!
Para a Cultura não existe enxerto possível. Só lá vai com semente.


membro do clube , residente na Suiça