26/02/2007

Clube dos Pensadores realiza debate sobre o tema "A Memória e a Política" com Santana Lopes


Sociedade

O Clube dos Pensadores anunciou hoje que vai realizar na segunda-feira, dia 5 de Março, um debate dedicado ao tema "A Memória e a Política" que contará com a presença do antigo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes
Tiago Silva


De acordo com o comunicado hoje emitido, o Clube adianta que o debate – o segundo do terceiro ciclo de debates – será realizado em Gaia, no Hotel Holiday Inn, no dia 5 de Março, com o início agendado para as 21h30.

O debate contará com a presença do advogado, professor universitário e antigo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, com o jornalista e pivot da RTP, Carlos Daniel, contando ainda com o habitual moderador e interveniente, o biólogo e fundador do Clube, Joaquim Jorge, assim como o convidado da plateia, o médico e membro do Clube, Carlos Pereira.

“Num país em que não há memória política, necessita-se de uma verdadeira revolução moral assente num modelo de humanismo integral. Ou seja, uma postura que promova o homem na totalidade das suas faculdades e aspirações profundas, que estabeleça o primado da cultura sobre a economia, do ser sobre o ter”, afirma o fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge.

“No que respeita à praxeologia política, combater os chamados vicios-avatares que atacam e perigam corroer o sistema democrático. Urge que se opere uma verdadeira palingenesia através de uma nova educação, capaz de se aprender a conjugar o realismo político e a esperança, sendo necessário saber trocar a aventura mercantil pela aventura de espírito, capaz de prevenir os sebastianismos e os imitacionismos”, acrescenta Joaquim Jorge.

O Clube sublinha ainda que no final do debate Pedro Santana Lopes estará à disposição dos jornalistas para responder a questões fora do âmbito do Clube dos Pensadores – como a crise actual na CML, onde ocupou o cargo de presidente da autarquia; sobre a política actual no PSD; as posições assumidas pelo seu partido no Parlamento onde é deputado; sobre a política do Governo PS; sobre o seu futuro politico.

O Clube dos Pensadores realiza, por norma, um debate mensal, e o agendado para o próximo dia 5 de Março insere-se no terceiro ciclo de debates, no qual esteve presente no primeiro debate realizado em Janeiro, Manuel Maria Carrilho que dissertou sobre o tema 'Cultura – um desafio nacional, um trunfo global’.

“No mês de Fevereiro, e em virtude do referendo sobre a IVG, não foi realizado nenhum debate mas abriu-se o blogue – clubedospensadores.blogspot.com – ao debate quer pelo ‘Sim’ quer pelo ‘Não’ com depoimentos de Manuel Alegre, Luís Filipe Menezes, Manuel Monteiro, Vicente Jorge SIlva, José Leite Pereira, Diogo Feyo, Paulo Morais, Manuel Carvalho, Joaquim Jorge, Narciso Miranda, João Teixeira Lopes, Frederico Valarinho, Joaquim Queirós. Mas o mais importante foi o envolvimento dos cidadãos anónimos com os seus pontos de vista e argumentos”, acrescenta o documento.


Pedro Santana Lopes – Antigo Governante
Santana Lopes como secretário de Estado da Cultura realizou obras de restauração em grandes monumentos que pertencem ao património mundial: Palácio da Pena; Palácio Nacional de Queluz; Torre de Belém; Convento de Cristo. Foi construído o novo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, tornou realidade o Centro Cultural de Belém, e remodelou o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu do Chiado.

Pedro Santana Lopes adquiriu o Teatro S. João e restaurou-o, assim como o Coliseu de Lisboa foi totalmente reformado, e o Parque Mayer permaneceu aberto e bem cuidado. Entre o Largo do Rato e o Cais do Sodré, em parceria com a Câmara tornou realidade o projecto ‘A Sétima Colina’, restaurando as fachadas de prédios com valor patrimonial, artistico e cultural.

Organizou o evento ‘Lisboa Capital Europeia da Cultura’ com Jorge Sampaio. Inaugurou 48 bibliotecas, outras 55 em andamento, três novas orquestras, salas de espectáculo construídas, promoveu a música, o cinema, o teatro, a dança, a pintura e a fotografia.

Santana Lopes foi presidente da Câmara da Figueira da Foz e presidente da Câmara de Lisboa, mais tarde primeiro-ministro e presidente do PPD/PSD. Actualmente é deputado.