02/01/2007

PÚBLICO - EDIÇÃO IMPRESSA - NACIONAL


POL nº 6124 Terça, 2 de Janeiro de 2007

Carrilho, Santana e Garcia Pereira no Clube dos Pensadores
Raposo Antunes

Novo ciclo de debates vai realizar-se em Gaia e contará também com a presença de Luís Filipe Menezes e diversos dirigentes partidários

O Clube dos Pensadores, associação de reflexão que reúne diversas personalidades portuenses com diferentes origens ideológicas, vai promover, a partir deste mês, o seu terceiro ciclo de conferências. Desta vez, terá lugar no hotel Holiday Inn, em Gaia, e contará com a participação, entre outros, de Manuel Maria Carrilho, Pedro Santana Lopes, Garcia Pereira e Luís Filipe Menezes.De acordo com Joaquim Jorge, o principal dinamizador da associação, os debates iniciam-se a 22 de Janeiro, com Manuel Maria Carrilho a abordar o tema Cultura: um desafio nacional, um trunfo global e que terá como convidado o vereador da Cultura da Câmara de Gaia e promotor do Fantasporto Mário Dorminsky. A 5 de Março será a vez de o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes falar sobre A memória e a política.

A 19 de Março, Rui Sá (vereador do PCP na Câmara do Porto), Álvaro Castelo Branco (dirigente do CDS e vice-presidente da autarquia portuense) e Manuel Serrão (empresário) debatem o tema O Porto e o Norte no contexto nacional. Poderá estar também presente o vice-presidente da Câmara de Gaia e ex-líder distrital do PSD-Porto Marco António.

No dia 2 de Abril, Garcia Pereira, líder do MRPP e candidato à Presidência da República, dissertará sobre a questão Justiça e trabalho. Por último, em Junho, Luís Filipe Menezes debate O paradigma da gestão autárquica.O Clube dos Pensadores tem vindo a crescer, com a adesão, nos últimos meses, de mais de trêz dezenas de novos membros, entre os quais Lino Ferreira, actual vereador do pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto e antigo director regional de Educação do Norte, disse Joaquim Jorge, biólogo e militante do PS. "A premissa para se ser membro é pensar, aparecer nos debates, debater, ser livre e não ter medo, não tendo nenhum compromisso pecuniário ou de outra índole. Porém, terá que estar imbuído neste espírito de descomprometimento e informalidade", explica.

"O blogue, com o endereço http://clubedospensadores.blogspot.com, tem sido um êxito como meio de divulgação, assim como de suporte para os debates e para ser utilizado pelos seus membros", acrescenta o fundador. E considera que "o clube tem-se afirmado como um novo espaço de activismo cívico, sendo uma forma de reinventar a democracia, tendo em conta o divórcio entre cidadãos e a política". Daí que o objectivo de Joaquim Jorge seja "procurar tornar o Clube dos Pensadores num verdadeiro think tank, tendo em conta que produz ideias, análises e recomendações; não está ao serviço de qualquer interesse específico, ambicionando independência para a sua acção; dá conhecimento do seu trabalho à opinião pública; procura agir, de forma explícita ou implícita, em benefício do interesse público".