18/01/2007

Um laboratório de ciência política

portal da juventude de Gaia


O Clube dos Pensadores vai estar em Gaia. Fica a conhecer o seu fundador Joaquim Jorge

Joaquim Jorge

Não deixe de ver:
O pensamento, a imaginação, o grupo. Através destes três pilares a Humanidade realizou a sua viagem até aos nossos dias. E na simplicidade das coisas complexas o mundo viu cair impérios, líderes mas a naturalidade de uma acção como o pensamento sempre ficou à superfície da consciência humana, quer através da sua relação com o próprio quer com o grupo, pois de facto o homem é um animal social. "Hoje em dia devemos ser adeptos da transindividualidade, ou seja, conseguirmos ser de um partido e estarmos à beira de outra pessoa de outro partido" frisa Joaquim Jorge, presidente do Clube dos Pensadores. Mas nem sempre é fácil...

As ideias multiplicam-se, a discussão decorre mas se é certo que várias cabeças pensam melhor que uma também é certo que as conclusões nem sempre desaguam numa palavra: consenso. "Quando há consenso não se respeita a minoria. O Clube dos Pensadores procura combater a ignorância, dando oportunidade a que todos possam falar e dizer o que lhes vai na alma. Havendo ignorância cometem-se atrocidades." Falar com as pessoas e não para as pessoas. No Clube dos Pensadores são destinados vinte minutos ao convidado especial, dez minutos para o convidado específico, dez minutos para Joaquim Jorge, cinco para o convidado da plateia e três para cada um dos presentes. Todos são importantes, num protagonismo partilhado em que se combate aquilo a que Joaquim Jorge chama de "ditadura da notoriedade. É um ciclo fechado em que falam sempre os mesmos na televisão. Para mim as pessoas com mais valor até ficam em casa."

Massa crítica, um observatório independente onde não há tabus, onde o cidadão comum caminha na mesma plataforma de uma grande figura pública. Um motor ideológico complementar de participação cívica, um brainstorming, uma aprendizagem de todos com todos focalizada em dois vectores essenciais: educação e cultura. "Temos um atraso estrutural de 50 anos. A nossa democracia ainda não atingiu a maioridade. As pessoas também têm direitos não é só obrigações." Assim, os objectivos passam por agitar e trazer à tona tudo aquilo que o indivíduo tem de milionário: o pensamento como construtor de caminhos!

O Clube dos Pensadores nasceu no início do ano de 2006 e os seus debates já trouxeram nomes como Vicente Jorge Silva, Narciso Miranda ou Luís Filipe Menezes. Os próximos capítulos vão ser escritos em Gaia com convidados de peso já garantidos: Manuel Maria Carrilho abre já a cortina na segunda-feira, 22 de Janeiro no Holiday Inn, num debate com o título "Um desafio nacional, um trunfo global". Seguir-se-ão Pedro Santana Lopes, Rui Sá, Álvaro Castelo Branco, Manuel Serrão, Garcia Pereira e Luís Filipe Menezes. "Já temos uma abrangência nacional. Aqui há ideias, há reflexões. Já tivemos grandes debates como aquele em que se analisaram o papel dos jornalistas e dos políticos."

Os debates são abertos a todos, onde se salienta a comunidade escolar. Os alunos também podem participar e expor as suas ideias, existindo até uma grande presença de jovens nos associados do clube. "O clube é um acto de cidadania. É um bom compromisso entre todos. Em relação aos políticos não os vejo utilizarem o Clube como uma forma de se promoverem. Todos aqueles que eu convidei têm um grande valor."

O Clube promete continuar a agitar consciências não só em Gaia como no resto do país. Estão já a ser planeados debates em torno do aquecimento global, do desporto e da temática "sexo e poder." "O aborto. Ainda não. Cancelei os debates de Fevereiro por causa do referendo. Mas é claro que se podem expressar opiniões no nosso blog."

Pensar. Se alinharmos a este verbo a boa-fé e a inteligência por certo que o recheio deste bolo pode ser catalizador de energias de progresso. "Mais vale pensar mal do que não pensar. Porque se pensarmos mal depois podemos passar a pensar bem." Pensar, sentir, experienciar. Três ingredientes que dão ao ser humano uma visão global do que o rodeia, de um tempo e de um espaço em que nada é imutável. Tudo se transforma." com cuidados redobrados, ou corremos o risco inclusivamente de alienar a relação entre o que as pessoas pretendem e o que é efectivamente cultura. " Há que reeducar as pessoas, torná-las mais exigentes com tudo o que se passa à sua volta"

E a exigência leva à descoberta pois como diria Szent-Gyorgyi "A descoberta consiste em ver o que todos viram e pensar no que ninguém pensou"

Gil Nunes
____________________________________________________________



Um clube dos pensadores ... para jovens!

Aberto a todos. No Clube dos Pensadores todos são mediáticos, numa plataforma que coloca ao mesmo nível a figura pública e o cidadão anónimo.
Todos os jovens que quiserem participar poderão faze-lo durante três minutos e ainda colocar uma questão a Manuel Maria Carrilho.

"O Clube dos Pensadores colmata duas grandes lacunas: em primeiro lugar a falta de participação cívica das pessoas e depois a pouca cultura de iniciativas do género na Área Metropolitana do Porto" frisa o jovem gaiense Luís Gourgel, também fundador do clube.

Fica também feito o convite aos jovens dos 15 aos 31 anos para que possam aderir, participar, expressar o que lhes vai na alma enfim ... pensar!