18/01/2007

Direito de Resposta ao abrigo da lei de Imprensa

Jornalista José António Lima


Em função do seu artigo de opinião DITO e FEITO do semanário Sol de 13/01/2007 gostaria de esclarecer o seguinte e ver publicado no seu jornal esta nota.


O Clube dos Pensadores ,não é um clube de Manuel Maria Carrilho,Pedro Santana Lopes,Luís Filipe Menezes,Garcia Pereira ,Manuel Alegre,Manuel Monteiro ou de outros convidados, com todo o respeito que me merecem.Porém pessoas que gostem de "pensar",como as que citei, daí o nome do clube "pensadores", são bem-vindas sem pretensiosismo.Tem por finalidade a liberdade de expressão e pensamento.Está aberto às pessoas que gostam de agir livremente sem impedimentos,somente manietados pela sua consciência.Baseia-se no princípio que todos os cidadãos têm, a garantia de não serem impedidos de exercer o direito de opinar,participar sem coerção ou qualquer outro tipo de constrangimento partidário.Abrir novos caminhos à participação dos cidadãos e criar novas formas de interessar as pessoas pela vida política e problemas do Mundo Contemporâneo.O Clube convida ,não olhando se estão na ribalta ou na mó de baixo,isso é de somenos importância.Conta sim, o seu carácter, a sua moral e os seus princípios.Existe vida para além da política.
Ao referir-se que o Clube: “é o clube dos políticos mortos", está também a referir-se ao José Marquitos,que por acaso,é administrador do Sol, convidado de honra conjuntamente com o director do Jornal de Noticias José Leite Pereira para dissertar sobre "Jornais e Televisão" no passado mês de Dezembro.
O clube tem um ano de debates. Já teve presente o director-adjunto Manuel Carvalho do jornal Público que falou de "Responsabilidade, Jornalismo e Censura" e Vicente Jorge Silva jornalista e fundador do Público que foi o primeiro convidado, versou " Jornalismo e Política".Que eu saiba estes senhores não são políticos? Esse epíteto de políticos mortos, mostra que não está dentro desta forma de participação cívica e a tentativa de reinventar a democracia.
O Clube tem como seu mentor principal,o biólogo Joaquim Jorge, que tem imprimido uma dinâmica assinalável e que tem procurado discutir assuntos de interesse nacional e subsequentemente para a opinião pública, como se vê pela presença nos debates , sempre com mais de uma centena de pessoas.A sua metodologia é inovadora,tendo honra em todas as escolhas que tem feito para seus convidados.
Em relação a este clube a sua informação está enviesada e não condiz com o seu designio.Terei todo o gosto em esclarecer este equívoco.



respeitosos cumprimentos

Joaquim Jorge
Biólogo


nota: será publicado no SOL esta semana este comunicado