04/01/2007

Agenda de debates para 2007


Sociedade 2007-01-04 21:00

Clube dos Pensadores anuncia agenda de debates para 2007

O Clube dos Pensadores anunciou hoje as datas e os convidados que estarão presentes nos debates agendados para este ano, que paralelamente marcam o início do terceiro ciclo de debates, os quais contarão com a presença de Manuel Maria Carrilho, Pedro Santana Lopes, entre outras figuras conhecidas da nossa sociedade.
Tiago Silva

Num comunicado emitido, o Clube anuncia o início em 2007 do terceiro ciclo de debates, que serão realizados no Hotel ‘Holiday Inn’, na cidade de Gaia.

Deste modo, no próximo dia 22 de Janeiro o antigo ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, discursará sobre o tema: “Cultura, um desafio nacional, um trunfo global”; seguindo-se no dia 5 de Março um debate, que contará com a presença do antigo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, centrado sobre o tema “A memória e a Política”.

Ainda em Março, no dia 19, o vereador do PCP na Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Sá, o vice-presidente da CMP, Álvaro Castelo Branco, e o empresário Manuel Serrão, serão os convidados do debate sobre o tema “O Porto e o Norte no contexto nacional”.

Para finalizar, no dia 2 de Abril, o antigo candidato a Presidente da República, Garcia Pereira, discursará sobre “Justiça e Trabalho”; e em Junho (data a definir) está agendado um debate centrado sobre o tema “O paradigma da gestão autárquica”, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luís Filipe Menezes.

Reunião dos membros fundadores do Clube dos Pensadores

A reunião dos membros fundadores do Clube dos Pensadores, realizada no final do ano passado, que pretendia sensibilizar os seus membros para a necessidade de se arranjar mais apoios e patrocínios, tendo em conta os custos que estas iniciativas comportam, considerou que o retorno existe uma vez constatada a presença de um vasto auditório nos debates e a divulgação na imprensa.

Deste modo, seguindo uma política de deslocalização, o Clube dos Pensadores decidiu passar a realizar os debates na cidade de Gaia, estando no entanto já prevista a realização de um debate em Lisboa.

Sublinhe-se para o facto da adesão de mais de três dezenas de novos membros – cuja premissa é “pensar, aparecer nos debates, debater, ser livre e não ter medo” – com principal destaque para o actual vereador da CMP e antigo director da DREN, Lino Ferreira.

O Clube dos Pensadores decidiu ainda manter a metodologia dos debates, ou seja, contar com um convidado especial, um convidado específico, um convidado da plateia (em representação da sociedade civil) e um moderador; sempre com base no lema “Falar com as pessoas e não para as pessoas”.

Análise Crítica

O fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, elaborou uma análise crítica na qual expõe os ideais e a função do Clube na sociedade portuguesa.

Assim, o fundador considera que a posição e participação dos cidadãos na vida pública repousam na sua autonomia económica, sendo que a inexistência deste factor condiciona o seu pensamento e a tomada de posições.

“A verdadeira política não pode dar nenhum passo sem render homenagem à moral (princípios morais), e os membros do Clube acreditam no poder das ideias e da argumentação, mas, mais que isso, que são capazes de exercer livremente a própria razão”, sublinha a análise.

O clube está contra uma sociedade de ignorantes, de indivíduos que não saibam ou não queiram exercer a sua faculdade racional ( “ousar pensar”), sendo por isso necessário ter vontade, coragem, em fazer uso do “pensamento”.

Joaquim Jorge defende que o Clube dos Pensadores é um espaço acessível a todos os cidadãos que nele se reúnem para discutirem temas de interesse comum, para nele expressarem discursos múltiplos, frequentemente contraditórios.

O Clube tem reunido uma multidão de cidadãos anónimos e públicos, sendo uma “realidade de uma democracia em acção”, um campo heterogéneo em que tem lugar a expressão contraditória das opiniões, das informações e das ideologias.

“O conceito de cidadania é um ideal de coexistência à qual damos corpo com os nossos actos e atitudes, perspectivados de uma forma transindividual e enquanto forma de intervirmos na construção e preservação de um interesse comum”, considera a análise elaborada pelo fundador.

O Clube tem-se afirmado como “um novo espaço de activismo cívico”, sendo uma forma de “reinventar a democracia”, tendo em conta o divórcio entre cidadãos e a política.

Por fim, o objectivo do Clube dos Pensadores é procurar torná-lo num verdadeiro ‘Think Tank’, “tendo em conta que produz ideias, análises e recomendações”; não estando ao serviço de qualquer interesse específico e ambicionando independência para a sua acção; dar conhecimento do seu trabalho à opinião pública; e procurar agir, de forma explícita ou implícita, em benefício do interesse público.

Em virtude de existir muito interesse dos cidadãos pelo país fora, está disponível a utilização do blog com o endereço http://clubedospensadores.blogspot.com, assim como o mail jota.jota@sapo.pt, fundamental para a divulgação das iniciativas do Clube e de para quem quer estar informado.

___________
Comentários: Ver mais...


António Costa

Excelente notícia esta sobre a vinda do clube - finalmente - a lisboa!! Já era tempo do clube se deslocalizar e abranger outras áreas geograficas que nao apenas o norte do país. Contem com a minha presença aquando da realização do prometido debate em lisboa.


Maria Luísa Lopes

Boa noite. É com um enorme agrado que vejo que finalmente o clube dos pensadores vai realizar um debate em Lisboa. Vou estar com toda a certeza presente para poder dar o meu contributo como 'pensadora'. O país tem uma grande necessidade de iniciativas como estas, de organizações e pessoas que 'obriguem' a pensar no que está mal e no que podemos fazer para melhorarmos este nosso Portugal. Obrigada


João Castro

Depois dos debates no porto, finalmente o clube esta a "descer" a caminho do sul do país. Deixo já aqui a minha promessa de tentar deslocar-me a gaia para assistir a alguns dos debates já marcados, mas em lisboa vou estar decididamente presente. Continuem o bom trabalho.


Isabel Fonseca

Estive a ler a notícia e fiquei abismada com o crescimento que o clube dos pensadores tem tido. Excelente organização, grande crescimento em termos de membros, prestigiante qualidade das personalidades escolhidas, e parabens ao fundador pela boa analise critica. Sou uma leitora assidua do blog e fico muito satisfeita que venham deslocar-se ate lisboa. Fico à espera da data e do local, bem como das personalidades que estarão presentes no ou nos debates que serão realizados na nossa capital.


Luís Afonso

Penso que o mais importante no artigo é o facto do think thank que o clube pretende tornar-se. Penso que o objectivo já foi atingido, só é pena não existirem uma espécie de filiais ou mais clubes como este espalhados pelo país, para pôr as pessoas a pensar e questionar tudo o que a sociedade civil, a política e a economia lhes oferece.


José Coutinho

Parabéns ao clube. Só uma questão, para quando um debate sobre outros temas que não apenas justiça, cultura, poder local? Por exemplo, um debate sobre economia, ou sobre o ensino, ou até mesmo sobre tecnologias?


Pedro Miguel

José Coutinho eu como membro do clube informo-o que já houve um debate sobre educação .Em economia tem razão estão em falta.Porém tecnologias foi dissertado a sua utilização nos "media".