13/12/2006

Jantar do Clube dos Pensadores...





Jantar do Clube dos Pensadores junta membros e individualidades em Matosinhos

O jantar do Clube dos Pensadores realizado no passado dia 7 de Dezembro, após o debate sobre o tema 'Jornais Versus Televisão', contou com a presença de Luís Filipe Menezes, Paulo Morais, Narciso Miranda, Nassalete Miranda, Joaquim Jorge e mais de 50 membros que se reuniram no restaurante D.Zeferino em Matosinhos para estarem, pensarem e projectarem os futuros projectos do Clube.

Tiago Silva


Luís Filipe Menezes ofereceu todo o seu apoio ao Clube, sensibilizado pela realização dos próximos debates em Gaia, disponibilizando a presença de colaboradores seus, indicando Dorminsky para estar presente nos próximos debates. Salientou também a ideia e a génese de Joaquim Jorge como sendo algo salutar e de apoiar fora do âmbito partidário, estando por bem e em sua complementaridade.

Paulo Morais realçou o vanguardismo deste Clube de reflexão sendo salutar o aparecimento de outros pólos de debate que fizeram parte da tradição na cidade do Porto. Porém, este tem marcado pelo nível dos convidados, os temas em análise, assim como o nível de frequência.

Narciso Miranda, realçou a amizade e a admiração que tem por Joaquim Jorge, tendo uma ternura por este projecto de que faz parte e salientando que no futuro tem responsabilidades acrescidas uma vez que se afirmou a nível nacional e pela região do Norte estar com falhas no que diz respeito à realização de grandes debates e de protagonismo.

Nassalete Miranda elogiou Joaquim Jorge pela sua tenacidade e de 'remar contra a maré', apoiando esta capacidade e dinamismo de acção.

"Dos novos membros que aderiram salienta-se Lino Ferreira, actual vereador da CMP e antigo director da DREN, sendo que aderiram mais de três dezenas de novos membros. A premissa para se ser membro é 'pensar', aparecer nos debates e ser informado das iniciativas, não tendo nenhum compromisso pecuniário ou de outra índole", adianta o Clube num comunicado hoje emitido.

O fundador do Clube, Joaquim Jorge, agradeceu a presença de todos e leu as missivas enviadas por Manuel Alegre, Vicente Jorge Silva, Manuel Monteiro e João Teixeira Lopes, membros do Clube que não puderam estar presentes. Todos salientaram a importância deste na participação cívica e sendo um pólo incontornável de debate que se afirmou insofismavelmente no panorama nacional.

Joaquim Jorge considerou ainda que este Clube é uma forma de reinventar a democracia. "Esta forma de participação cívica é complementar aos partidos políticos. A forma fechada e até esclerosada como os partidos entendem a participação está ultrapassada. Esta é uma forma de exercer a cidadania, em toda a sua plenitude, de uma forma não convencional e visionária", acrescenta o documento.

_________________

Para mais informação ver:
Nacional - Sociedade
_________________
Comentários

Maria Barreno
Boa noite. É com enorme gosto que vejo que iniciativas como estas estão a dar os seus frutos e estão cada vez mais a evoluir em Portugal (que tanto precisa de pensadores). Pela notícia fiquei a saber que o clube não tem nenhum compromisso pecuniário ou de outra índole, mas gostaria de saber se é possível disponibilizarem contactos para que eu possa saber quando são os futuros debates/jantares e para saber como me posso tornar um membro do clube. Obrigada

Pedro Soares
Muito bem! Para quando um jantar cá em Lisboa? Gostaria de estar presente, mas desde que fosse na capital, pois não me dá jeito ir ao norte...

António Peixoto
Gostaria de voltar a dar os meus parabéns ao clube por todas as iniciativas que tem vindo a desenvolver neste nosso portugal tão pobre de pensadores. Espero que continuem com os debates e com os jantares, e deixo uma sugestão: que tal expandirem pelo país as iniciativas, em vez de se situarem apenas no norte do país? Abraços e bem hajam.