01/12/2006

Clube dos Pensadores debate “Jornais vs. Televisão”




“Jornais vs. Televisão”. Eis o título do último debate deste ciclo do Clube dos Pensadores, agendado para segunda-feira, pelas 21h30, no Hotel Egatur, na Maia. José Leite Pereira, director do “Jornal de Notícias”, José Marquitos, administrador do “Sol”, Joaquim Queirós, director do “Matosinhos Hoje”, Marta Azevedo, jornalista e membro do clube, e Joaquim Jorge, biólogo e fundador do clube, irão abordar o relacionamento entre os jornais e as televisões. Em foco estará a existência de uma rivalidade ou complementaridade.

A ética e a deontologia, os factos e as opiniões, os vários tipos de jornais, o fim do monopólio dos jornalistas, o aparecimento da Internet, dos blogues e jornais gratuitos levam a questionar o futuro da imprensa escrita e será um dos atractivos do debate. A componente televisão deverá abordar o tempos e os conteúdos programáticos, o poder da televisão, a mediatização e a necessidade de alguma mediação e que tipo de ensino oferece a televisão. Além da tentativa de saber se em vez de se combater a má televisão devemos combater o mau público.

Neste segundo ciclo de debates do Clube dos Pensadores estiveram presentes Manuel Alegre, para abordar a “Cidadania e formas de participação cívica”, Manuel Monteiro, que debateu os partidos e o sistema político, Diogo Feio e João Teixeira Lopes, que esgrimiram argumentos sobre a educação, e Paulo Morais, que falou sobre a corrupção.

Tendo em conta o grande interesse pelos debates e o consequente envolvimento da sociedade civil com a presença habitual de uma centena de cidadãos, o Clube dos Pensadores decidiu realizar, com todos os seus membros, um jantar no dia 7 de Dezembro, pelas 21h00,no restaurante D. Zeferino, em Matosinhos, em que estarão presentes grande parte dos convidados especiais e membros do clube: Luís Filipe Menezes, Vicente Jorge Silva, Narciso Miranda, Manuel Carvalho, Manuel Monteiro, Diogo Feio, João Teixeira Lopes, Paulo Morais, Joaquim Jorge, Nassalete Miranda e António Ribeiro, entre outros.