
Um novo clube de reflexão, que integra personalidades de diferentes sensibilidades politicas, nasceu no Porto e promete realizar nas próximas semanas uma primeira série de quatro debates, cujos oradores serão Vicente Jorge Silva (um dos fundadores e antigo director do PUBLICO), Luís Filipe Menezes (presidente da Câmara de Gaia), Narciso Miranda (ex-presidente da Câmara de Matosinhos) e Nuno Pacheco (também ele fundador e actual director adjunto do PÚBLICO).
Estes quatro debates terão como convidados permanentes Joana Felício, vereadora da Câmara de Matosinhos eleita nas listas do PS, Paulo Cutileiro, advogado e ex-vereador da Câmara do Porto pela coligação PSD-CDS, Miguel Leão, médico e ex-presidente Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos e Joaquim Jorge, biólogo e professor.
De acordo com Joaquim Jorge, principal promotor deste Clube de Pensadores, na génese da sua criação está “a liberdade de expressão e pensamento”. O clube, diz “está aberto às pessoas que gostam de agir livremente sem impedimentos, somente manietados pela sua consciência”.
“Pretendemos abrir novos caminhos à participação dos cidadãos e criar novas formas de interessar as pessoas pela vida politica e problemas do mundo contemporâneo: responsabilidade ecológica, direitos humanos e globalização, voluntariado e novas dinâmicas da sociedade civil, dessacralização do mundo e perda de sentido, paz mundial e diálogo inter-religioso, racismo e xenofobia e manipulação meios de comunicação de massas”, afirma.
