06/05/2019

Crónica de Genebra





“ A Sr.ª Ministra da Cultura, Dr.ª Graça Maria da Fonseca. ”
“ A Literatura Portuguesa. ”
“ O Salão do Livro de Genebra... “

Há dias enquanto me deslocava, pelas SCUTS de Portugal ia ouvindo a Rádio Renascença A dado momento, começou o locutor a entrevistar a Sr.ª Ministra da Cultura, de quem salvo erro, nem pronunciou o seu nome. Fui consultar, antes de escrever esta crónica, a Internet  para saber qual o seu nome. Não venho aqui acusar a Sr.ª Graça Fonseca do que quer que seja. Ela, estou convencido que coze o que pode, com as linhas que têm...!
 De toda a entrevista, que eu apreciei, registei o seguinte: “ Que o Ministério da Cultura estava a pensar imprimir uma espécie de uma sebenta com traduções em várias línguas, de trechos de autores portugueses.

Pobreza semelhante é de bradar aos céus...!

Ó Sr.ª Ministra  Graça Fonseca, eu quando vim para a Suiça vai fazer 30 anos, no hotel para onde fui trabalhar, estava hospedado um holandês que estava a ler: “” a Cidade e as Serras “” traduzida em Flamengo!

Ó Sr.ª Ministra, por acaso, sabe qual é o best seller da literatura portuguesa!? É a revista Maria, só aqui para a Suiça vêm vários milhares por semana, e nem é preciso traduzir. Os compatriotas aqui residentes encarregam-se da tradução.

Quando se entra aqui numa livraria Suiça, (FOI COM GRANDE TRISTEZA QUE CONSTATEI QUE A LIVRARIA PORTUGUESA QUE HAVIA EM GENEBRA, FECHOU PORTAS...) e se procura literatura portuguesa encontram-se uma ou duas obras de José Saramago, e umas quantas de autores brasileiros e de Paulo Coelho

Este pode ser lido, salvo erro, em 60 línguas diferentes. Ao lado destes autores, estão prateleiras cheias de literatura castelhana. 
Cada um têm o que merece.

Termina hoje o Salão do livro de Genebra. Como todos os certames lá estou à procura de expositores vindos de PORTUGAL. Uma ova !!!
Foi com alegria, que lá encontrei duas Jovens Autoras brasileiras.
A primeira que encontrei, a BLENDA BORTOLINI, escreve e faz publicar livros de contos e banda desenhada para crianças. Quanto à segunda, JULIE HAUSLER, embora estando dentro do mesmo registo de contos e banda desenhada para crianças, imprime-lhe um carácter intervencionista na Amazónia. Muito apreciei o facto das duas jovens autoras publicarem para as crianças. As crianças leitoras de hoje, serão os adultos leitores de amanhã.

De Portugal nada! Se bem que a Bélgica era o País convidado, vi lá exposições com centenas de livros vindos de vários países, que não têm a viver na Suiça uma comunidade de 280.000 cidadãos portugueses, como Portugal tem.
Junto envio duas fotos, com a BLENDA e a JULIE, junto dos Stands respectivos. Longa carreira cheia de sucessos são os meus maiores desejos. Espero voltar a vê-las em próximos Certames.