17/04/2019

Notre Dame e a História dos Homens





António Fernandes 
Ardeu a Catedral de Notre Dame em Paris. Ardeu a Catedral de Nossa Senhora de Paris.
O fogo consumiu em minutos quase oito séculos da História dos Homens numa cidade de referência das movimentações de massas ao longo dos tempos. Movimentações essas que foram cruciais para a transformação orgânica das sociedades no sentido da sua evolução civilizacional e de conquistas progressivas na sua qualidade de vida com mais e melhor equidade em domínios vitais como o são:
-       a educação;
-       a justiça;
-       o emprego com direitos;
-       a dignidade do individuo;
-       a liberdade;
-       a democracia;
-       a constituição do primeiro e único Governo Operário, de curta duração é certo, como aconteceu com a Comuna de Paris em 1817, em resultado da resistência popular à eleição de uma maioria de deputados monárquicos favoráveis à capitulação da França perante a Prússia; entre muitas outras referências históricas de mudanças sociais efetiva em que as roturas são a narrativa dos acontecimentos;
-       Ciclos da História se encerraram para que outros ciclos dessa mesma história se abrissem e assim se cumpra o ciclo da Civilização Social dos Homens na Europa e no mundo!
A Catedral de Nossa Senhora de Paris foi erigida em honra de Maria, Mãe de Jesus Cristo.
Imponente, a Catedral de Notre Dame, é um marco incontornável da História em domínios específicos como o são;
-       a espiritualidade;
-       a pujança social da burguesia da época;
-       a introdução de um novo conceito na arquitetura Gótica;
-       entre muitos outros motivos e valências;
A Cidade Luz foi, durante séculos, o polo de atração de uma elite genuína nos domínios das artes, das letras e das ciências.
Para si convergiram artistas das mais diferentes áreas e sensibilidades com destaque para a pintura; a música; a dança; a arquitetura; a escultura; outros;
A Cidade Luz foi, durante séculos, o maior centro de artes do mundo revolucionando conceitos sobre a obra, o meio e o uso, na justa medida em que se passou a questionar o que é a obra e para que serve. Assim como, o utensilio enquanto tal e a arte que deve conter. Desmistificando assim um certo endeusamento que havia de uma certa arte enquanto tal, cingindo-a a um círculo restrito de interesses, tornando-a de interesse e consumo social generalizado cuja referência maior são as passagens de ligação entre margens: as pontes. Um equipamento com a definição socioprofissional de obra de arte. A que se associou o estilo e o desenho entre muitas outras manifestações de arte genuína em todos os espaços e contextos.
Paris é por tudo isso uma cidade multicultural onde se cruzam civilizações; religiões; ideários sociais; divergências e convergências políticas; entre outras; que concentra em si um espólio arquitetónico e artístico incomparável, onde pontuam museus de nomeada internacional sendo sem sombra de dúvida dos mais concorridos no mundo.
A Catedral de Notre Dame perdeu o seu ponto mais alto, mas nunca perderá o seu lugar na História dos Homens; da arquitetura e da espiritualidade; e seguirá em frente.
As autoridades locais primarão pelo restauro apropriado no tempo ao tempo a que reporta uma vez que as obras primas móveis já tinham sido retiradas face ao restauro a que estava a ser submetida.