11/03/2019

A política partidária é assim


António Fernandes

Aos que pretendem lançar confusão onde ela não existe urge esclarecer o seguinte cenário estratégico no panorama político nacional na componente que reporta à fixação e possível aumento de votos.
A situação política é por demais clara se, no centro dessa discussão colocarmos as eleições europeias e legislativas.
Quem o não faz, não faz a mínima ideia sobre o que é a luta político-partidária junto da sua base social de apoio e do restante eleitorado.
Assim como, terá sempre dificuldades em aceitar soluções de Governo em torno de una maioria parlamentar.
Como, presumo, todos sabemos, em Portugal não há eleições para Primeiro Ministro.
Aquilo que há, são eleições para Deputados à Assembleia da República.
Depois, o partido político mais votado é chamado a formar Governo.

Esse Governo pode resultar de:
-       maioria parlamentar específica;
-       maioria parlamentar acordada;
-       maioria parlamentar de apoio;
-       maioria parlamentar pontual;

Em Portugal não há, segundo as sondagens publicadas, condições políticas para a Legislatura com maioria absoluta de um só partido político, facto que obriga a entendimento posterior ao ato eleitoral.
Daí que, a discussão e disputa eleitoral, revele diferentes pontos de vista sobre matéria específica o que não impede convergência nos propósitos e nos fins.
Por isso, as maiorias, tendam obrigatoriamente a convergir no entendimento sobre as linhas de orientação política conducente a um determinado modelo de organização social e económica do Estado.
Neste contexto, os arautos da desgraça política por divergência pontual na convergência pragmática de soluções políticas entre os vários partidos políticos convergentes, bem poderão esbracejar e vociferar porque não conseguirão nunca, alterar o rumo da História.
Quanto muito, poderão lançar a confusão recorrendo à contra informação hoje tida por “notícias falsas”, inclusive a tomada pontual do poder por correntes da extrema direita, revertendo o trajeto. O que nunca conseguirão é, inverter o rumo dos acontecimentos.