29/11/2017

LIDERANÇAS EM CONTEXTOS DE INCERTEZA



António Fernandes 
As lideranças em contextos de incerteza emergem contextualizadas por fatores diversos e relativizados
Se nos reportarmos a um contexto simples: o familiar. A liderança é assumida pelo cabeça de casal, marido/mulher.
Se, avançarmos a partir deste contexto, para o panorama mais alargado da comunidade em que a família se insere, teremos lideranças do tipo multi familiar que terá de coabitar entre si mas que para concentração de interesse terá de decidir uma liderança comum.
Liderança essa que pode ter várias variáveis conceptuais ou de necessidade
Conceptuais: as convencionais. (de poder)
Necessidade: as emergentes.     ( de aceitação por necessidade)
Contexto: as diversas variáveis ( de poder, de aceitação que pode ser por medo, submissão, 
                                                     convicções, cautelas, futuro.)
No entanto, admitir que a incerteza é, de facto, a conjuntura factual de todas as sociedades, é admitir que a evolução das civilizações resultam dessa mesma incerteza, independentemente das formas de liderança pontual escolhidas ou aceites.
A liderança é assim, uma forma de concentração de qualidades em contraponto que produz resultados.
As lideranças progressistas em contraponto com lideranças retrógadas ou conservadoras.
A liderança é o somatório de conjuntos alargados de lideranças que agem, interagem, e que se combatem para se impor com dinâmicas autónomas mas, cada vez mais, estandardizadas por questões relacionadas com a necessidade de organização global, em tempos de paz.
A liderança é sempre efémera.
A liderança em contexto de incerteza é mais notória em sociedades sem organização nacional, de Estado, aonde as rivalidades de grupo são permanentes e, em conjunturas de guerra civil ou entre Nações/Estados em que toda a estrutura da organização social é anulada sendo substituída por liderança do tipo militar hierarquizada. No contraponto, a liderança de oposição que devido à conjuntura se processa clandestinamente, aparece organizada em torno de pessoas, homens e mulheres em situação de detenção que se socorrem da mente para recordar valores e, a sociedade sitiada que, também na clandestinidade, procura encontrar soluções.
Temos assim estádios de avanço e retrocesso civilizacional que motivam a permanente incerteza nas lideranças mundiais e o seu posicionamento em concreto.