30/11/2015

Clube dos Pensadores : comemora 100.ºdebate com Pires de Lima


HOJE 

Para comemorar o 100.ºdebate, Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP) convidou Pires de Lima, ex-Ministro da Economia, como convidado de honra, para estar presente dia 30 de Novembro, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn em Gaia.

De igual modo, associando-se a este evento estarão presentes: António Tavares (provedor da SCMP);  Mercês Ferreira (vereadora da CM Gaia); Mário Russo (professor no IPV). E, espero a habitual massa humana  de amigos(as), conhecidos(as) e anónimos.

O Clube faz uma pausa, na presença de candidatos presidenciais, para comemorar esta data. Todavia continua a encetar diligências para ter Marcelo Rebelo de Sousa que informou Joaquim Jorge ser seu desejo estar presente, mas num dia à tarde e, não à noite como é habitual no CdP.

O CdP pugna pela liberdade de expressão sem "ses",contra o desinteresse por parte dos cidadãos na política e desconfiança nas instituições.

A democracia não se  esgota no voto e, para se intervir e ser ouvido não tem necessariamente que se ir a votos. A saída para esta crise está na política e nos políticos, mas por sua vez a política e os políticos estão em risco pelo descrédito e má imagem na opinião pública.

Somos muito pequenos e isso vê-se na política e nesta democracia. Esta coisa de um cidadão, um voto! É um logro! Um cidadão é muito mais do que um voto.
Veja-se o que os nossos políticos estão a fazer com os votos e com os "não votos"! É lamentável, a manipulação e a traição a que estamos sujeitos, temos que deixar de ser um joguete nas mãos de quem manda.

Pires de Lima abandonou recentemente o governo de Pedro Passos Coelho, regressando à sua actividade privada. É muito importante ter pessoas no Governo que não precisam da política para nada e tem experiência e carreira  na actividade privada.

O debate não deixará de abordar o actual momento político: a saúde da economia e finanças portuguesas.
 
Ao longo destes debates,  passaram pelo CdP figuras ligadas essencialmente  à política: Marcelo Rebelo de Sousa, Paula Teixeira da Cruz, Pedro Passos Coelho, António Costa ,Alberto João Jardim, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Ana Drago, Maria de Belém, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Manuel Alegre, António José Seguro, Pedro Santana Lopes, Jorge Miranda, Teixeira dos Santos, Rui Rio, entre outros. Mas também, ao  mundo empresarial: Belmiro de Azevedo, Alexandre Soares dos Santos; sindicatos: Arménio Carlos, Mário Nogueira; ciência: Sobrinho Simões; desporto: Vítor Baía; música: Pedro Abrunhosa; entre outros.
 Joaquim Jorge