![]() |
André Villas-Boas: convidado de honra no 8ºaniversário |
Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP) convidou André Villas-Boas para estar presente no seu 8ºaniversário, no dia 17 de Março, segunda-feira, pelas 21:30 no Hotel Holiday Inn, em Gaia.
A presença de André Villas-Boas simboliza alguém de sucesso e com valor ético e profissional.
É um dos treinadores portugueses mais promissores. Pelo Porto, fez história na época 2010-11, conquistando quase tudo o que disputou pelo clube: Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa. Numa altura em que os portugueses emigram por não terem trabalho em Portugal, foi um “emigrante de luxo” treinando no Chelsea e Tottenham.
O CdP foi fundado em 2006, pugna pela pedagogia cívica e procura fazer uma revolução pacífica de ideias, mentalidades e comportamentos. Tem como lema uma nova forma de participação cívica e uma verdadeira cidadania, procurando ir de encontro aos anseios da sociedade civil, e o mais importante, dando voz aos cidadãos em todos os debates.
A sua actividade cívica passa por realizar debates, um blogue Clube dos Pensadores que serve de plataforma para qualquer cidadão expor as suas ideias , publicação de livros e comentário.
É preciso voltar a acreditar na política apesar de actualmente ser muito mal frequentada. Fazer política com o critério do melhor, ou pelo menos que seja possível evitar o mau e o pior especialmente.
A boa política não é a que se pratica actualmente. Interessa-me uma política onde nem tudo seja possível, não se atraiçoe os eleitores, no dia seguinte, às eleições. Este tipo de política repugna-me.
É preciso, denunciar abusos, procurar abrir os olhos a quem os têm fechados e procurar que as pessoas reparem no que se passa à sua volta, argumentar contra as arbitrariedades e práticas menos correctas ou ilícitas. No fundo incomodar e fazer pensar.
Quem se resigna está acabado, não podemos perder a esperança em mudar a forma de se fazer política.
O CdP tem como seus membros destacados: Joaquim Jorge, biólogo e seu fundador; Mário Russo, engenheiro e professor no IPVC; Francisco Azevedo Brandão, professor de História e Português; António Ribeiro, juiz – desembargador, ex-secretário de Estado dos Assuntos Judiciais do governo de Pedro Santana Lopes; Jorge Queiroz, economista e ex-vice-presidente da CM Gaia; Lino Ferreira, ex-vereador do Urbanismo do CM Porto de Rui Rio e presidente da Comissão Executiva da JMP; entre outros.
O CdP no seu aniversário tem recebido ilustres personalidades. Em 2008, no seu 2ºaniversário, recebeu Pedro Santana Lopes, tendo sido o seu reaparecimento depois da sua passagem por Primeiro-Ministro. Pedro Passos Coelho, actual Primeiro-Ministro foi recebido, em 2011, no 5ºaniversário, como líder da oposição. Em 2012 o clube teve a visita de Alexandre Soares dos Santos, charmain do Jerónimo Martins. O ano passado Belmiro de Azevedo charmain da Sonae.
O CdP já recebeu ao longo da sua existência figuras de vários quadrantes políticos e sociais: Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz; Jorge Miranda, reputado constitucionalista; Procuradora-Geral Adjunta Cândida Almeida; vice- primeiro-ministro, Paulo Portas; líder do PCP, Jerónimo de Sousa; líder do PS, António José Seguro; coordenador do BE, João Semedo; sindicalista, Carvalho da Silva; Vítor Baía, jogador de futebol; Pedro Abrunhosa, músico, entre outros.
CdP