A SIC e a TVI consideraram um debate no Clube dos Pensadores , um dos acontecimentos do ano de 2013.A Visão na página 33 , também realçou este acontecimento.
Nesse debate em que foi convidado Miguel Relvas , houve uma manifestação contra as politicas do governo e contra o Ministro Miguel Relvas , com palavras de ordem e os manifestantes cantaram Grândola Vila Morena . Depois dessa manifestação , em que a comunicação social não deu ênfase , na sala, quando se começou a cantar a Grândola Vila Morena , todos os presentes entoaram essa canção. A Grândola Vila Morena é uma canção de todos os portugueses que amam a liberdade, e não , só propriedade de alguns.
Depois, o mentor do Clube , Joaquim Jorge que moderou o debate procurou começar a habitual reunião e o debate propriamente dito, quando foi interrompido várias vezes e reagiu exigindo poder ter a liberdade de reunir e debater ideias.Infelizmente não foi devidamente realçado, o que passou na imprensa foi que se pôs aos berros com uma manifestante. A liberdade de reunião não pode ser posta em causa pela liberdade de manifestação. Este episódio deu a Joaquim Jorge , a ideia, de escrever um artigo de opinião que foi amavelmente publicado no Diário de Noticias.
Muitos criticaram a postura de Joaquim Jorge , confundindo um debate de ideias com apoio ao Ministro, outros defenderam-no , realçando a possibilidade de haver debates e poderem questionar o Ministro. O convite de Joaquim Jorge teve como pressuposto entender-se na altura, com as explicações do Ministro, onde se realizariam os cortes de 4000 milhões de euros e da sua dificuldade em serem postos em prática O tempo deu-nos razão...
Foi um assunto muito falado na imprensa em que abriu durante vários dias os telejornais , pois no dia a seguir no ISCTE Miguel Relvas foi impedido de fazer o discurso de encerramento da conferência da TVI, por protestos de estudantes.
Porém no Clube dos Pensadores o debate realizou-se e muitos dos que protestaram ficaram na sala e puderam fazer perguntas a Miguel Relvas.
O Clube dos Pensadores convida pessoas de todos os quadrantes políticos ora estejam no poder , ora na oposição , ora retirados, etc. O valor do debate de ideias, do uso da palavra é uma das máximas deste Clube - pedagogia cívica acima de tudo.
CdP